-- Recapitulação das teses de Symposion (Banquete) / -- Continuação do estudo de Fedro
26 Fevereiro 2018, 12:00 • Adriana Veríssimo Serrão
-- Recapitulação das teses de Symposion (Banquete)
201 d-207 a - A intervenção de Sócrates (do esclarecimento do conceito à teoria filosófica do amor.
Eros é um em si ou um relativo? Desejo de qualquer coisa.
Natureza sintética e função mediadora.
-- A aporia do desejo e da privação / e sua resolução: a revelação de Diotima: o nascimento de eros de Poros e Penia sob a égide de Afrodite.
Amor-filósofo, a sabedoria do amor: desejo, posse e procriação
-- A ascensão dialéctica do sensível ao inteligível ou a pedagogia pelo amor.
“um corpo, muitos corpos / virtude da alma, pensamentos (ideias)
Da escala gradual à visão intuitiva (210 e):
“não se vê uma imagem, mas a verdade” (212)
Graus/ degraus do ser = graus/ degraus da beleza
-- Continuação do estudo de Fedro
- Eros entre elevação e queda: a imagem da asa.
O delírio depende do reconhecimento: a explicação pela reminiscência
- 250: a revelação da Beleza como Luz e o privilégio da Beleza
Fedro 250 b – 252: “É certo que a Justiça, a Sabedoria, tudo o que há ainda de precioso para as almas não possuem nenhuma luminosidade nas imagens deste mundo […] Mas a Beleza era resplandecente, nesse tempo em que, unidos a um coração afortunado, esses tinham como espectáculo a beatífica visão […],
Na sua realidade, ela resplandecia entre essas realidades […],
Depois da nossa vinda até estas regiões, é ainda ela que nós alcançamos mediante aquele que é o mais brilhante dos sentidos, ela mesma brilhante com uma claridade superior […]
De facto, a visão é a mais aguda das sensações que nos chegam por intermédio do corpo; mas o Pensamento, ela não o vê!
Só a Beleza obteve esse privilégio de poder ser o que é mais evidente e cujo encanto é o mais amável.”
Questão: é preferível ser amante ou ser amado?