Apresentação do Tema
19 Fevereiro 2018, 12:00 • Adriana Veríssimo Serrão
FILOSOFIA DO AMOR 2017-2018
45 TP
Prof.ª Adriana Veríssimo Serrão
adrianaserrao@letras.ulisboa.pt
O curso propõe o estudo de algumas teorias filosóficas representativas do tratamento do amor.
Inicia com as concepções clássicas que integram o amor (e a amizade) na esfera da metafísica e da ética, prossegue com concepções marcadamente antropológicas e finaliza com intersecções entre filosofia e sociologia. O confronto entre o primado do amor, ou do conflito, como traço mais determinante do ser‑humano permitirá uma reflexão em torno dos principais modelos da fundamentação antropológica: essência, natureza, existência ou condição.
1. Platão. Eros e a metafísica da beleza.
2. Aristóteles. Philia, a amizade como virtude prática.
3. Hobbes. Amor‑apetite e amabilidade.
4. Feuerbach. As gradações do amor: vínculo universal, expressão do sentimento e relação interpessoal.
5. Nietzsche. A crítica da compaixão no âmbito do ressentimento, da má‑consciência e da ascese.
6. Simmel. O amor entre sociologia e metafísica.
7. Sartre. A perseguição reiterada e nunca consumada da relação.
8. Camus. A transmutação do isolamento em solidariedade.
9. Zygmunt Bauman: a dissolução contemporânea dos vínculos.
Textos de trabalho / Plano de Leituras Obrigatórias
PLATÃO: Fedro;
/ 1.º Discurso de Sócrates (237a-243e). 2.º Discurso de Sócrates (244a-249b). Eros e Beleza (249b-252b).
ARISTÓTELES: Ética a Nicómaco;
/ Livros VIII e IX (sobre a Amizade).
HOBBES: Leviathan;
/ I. Da sensação. II. Da imaginação. III. Da consequência ou cadeia de imaginações. VI. Da origem interna dos movimentos voluntários vulgarmente chamados paixões; e da linguagem que os exprime. XIII. Da condição natural da humanidade relativamente à sua felicidade e miséria.
Ludwig FEUERBACH: A Essência do Cristianismo; Princípios da filosofia do futuro;
A Essência do Cristianismo, Segunda Parte: “A contradição da fé e do amor”. Princípios da filosofia do futuro §§22 e ss.
Friedrich NIETZSCHE: Para a Genealogia da Moral;
/ Terceiro Ensaio: Que significam os ideais ascéticos?
Georg SIMMEL: Fragmento sobre o Amor e Outros Textos;
/ “Fragmento sobre o Amor”; “Excurso sobre o Eros platónico e o Eros moderno”;
Jean‑Paul SARTRE: O ser e o nada;
Terceira Parte, Cap. III “As relações concretas com outrem”.
Albert CAMUS: O homem revoltado;
I. “O homem revoltado”.
Zygmunt BAUMAN: Amor líquido.
/ 1. Enamorar-se e desenamorar-se. 3. Sobre a dificuldade de amar o próximo.
A avaliação será cumulativa, dependendo a classificação do nível de conhecimentos atingido. Todos os elementos serão objecto de preparação e discussão com a docente em horas de recepção. A classificação final é ponderada em função das classificações obtidas nos seguintes elementos:
1. Um exercício escrito na aula, na primeira aula de Maio (3 de Maio).
2. Um ensaio sobre um tópico da matéria (4 pp.), a entregar na última aula do semestre / facultativamente pode ser precedido de uma apresentação oral na aula .
3. Uma prova oral (incide sobre 1. e 2. e sobre as Leituras Obrigatórias.
Critérios de avaliação: acompanhamento regular da matéria e participação activa no trabalho da aula, designadamente, na leitura e comentário dos Textos de trabalho / Plano de Leituras Obrigatórias; maturidade reflexiva, clareza e correcção da expressão oral e escrita; organização formal do ensaio.
Próxima aula:
PLATÃO: Fedro;
/ 1.º Discurso de Sócrates (237a-243e). 2.º Discurso de Sócrates (244ª-249b). Eros e Beleza (249b-252b)
Georg SIMMEL: Fragmento sobre o Amor; “ Excurso sobre o Eros platónico e o Eros moderno”, pp. 105-113.
1. Metodologia expositiva: enquadramento teórico e apresentação da matéria.
2. Comentário e interpretação de textos seleccionados.
3. Iniciação na prática argumentativa.
A frequência desta nesta unidade curricular deve permitir a alunos recém-chegados ao ensino superior o contacto com níveis de estudo muito rigorosos, desde a leitura e interpretação de textos filosóficos à prática de escrita. As metodologias de ensino enunciadas em 8. são as ajustadas a este nível de iniciação.
Elas concorrem, em articulação, para cumprir os seguintes parâmetros:
a) conhecimento bem fundado das matérias expostas;
b) aquisição de competências no uso dos conceitos e da terminologia própria da disciplina;
c) leitura e interpretação de textos seleccionados;
d) capacidade de expor um tema e defender um ponto de vista;
e) exercício do pensar crítico e de práticas argumentativas.
f) elaboração, com autonomia e responsabilidade, de relatórios e ensaios.