Sumários

As teorias neo-representacionalistas da Arte (Arthur Danto)

26 Outubro 2022, 15:30 Filipa de Almeida Afonso


As teorias neo-representacionalistas da Arte (Arthur Danto): representação mística e representação simbólica; representação, intensão e extensão; o problema dos indiscerníveis; a aboutness como condição necessária da arte; aboutness, interpretação e identificação artística; resolução do problema dos indiscerníveis a partir da aboutness, o lugar da aboutness numa teoria geral da arte; o problema da arte real como contraexemplo da arte representacionalista; a arte real como exemplo da arte representacionalista.

Visionamento de obra cinematográfica

21 Outubro 2022, 17:00 Filipa de Almeida Afonso


Visionamento de Stalker, de Andrei Tarkovsky (1979).

Ciência e Arte / As teorias neo-representacionalistas da Arte (Arthur Danto)

19 Outubro 2022, 15:30 Filipa de Almeida Afonso


A relação entre a ciência e a Arte: o impacto da teoria da relatividade (Einstein), da mecânica quântica, e do princípio da incerteza (Max Planck, Heisenberg) na arte (Magritte, Dali, Kandinsky, Rothko, Newman, Hans Arp, Man Ray, Pollock Fontana).

As teorias neo-representacionalistas da Arte (Arthur Danto): A teoria da imitação e a sua recepção em Arthur Danto; imitação e semelhança; intensão e extensão na imitação; imitação como representação intensional; representação mística e representação simbólica.

Tutorias

14 Outubro 2022, 17:00 Filipa de Almeida Afonso


Acompanhamento da elaboração dos trabalhos dos alunos e esclarecimento de dúvidas.

Ciência e Arte

12 Outubro 2022, 15:30 Filipa de Almeida Afonso


A relação entre a ciência e a Arte: o Positivismo no século XIX, a revolução científica do século XIX, o impacto da ciência no Realismo do século XIX e a oposição ao Romatismo; o impacto da invenção da fotografia nas artes; o impacto da teoria da evolução das espécies (Darwin) nas artes; o impacto da teoria dos germes (Pasteur e Koch) nas artes (Art Nouveau); o impacto das teorias ópticas de Helmholz no Impressionismo (Monet, Degas), no Pós-Impressionismo (Cézanne), no Cubismo (Braque, Picasso) e no Pontilhismo (Seurat); a distinção entre o Impressionismo e o Romantismo de Turner; o Simbolismo nas arte na oposição ao raciocínio científico; O impacto das teorias do inconsciente no Surrealismo e nas suas técnicas (Ernst, Magritte, Dali).