Sumários

A teoria das semelhanças familiares (M. Weitz)

22 Novembro 2023, 15:30 Filipa de Almeida Afonso


A teoria das semelhanças familiares (Morris Weitz): a indefinibilidade da arte; a teoria do jogo em Wittgenstein; o método das semelhanças familiares contra o método da definição; a arte como conceito aberto; a criatividade como argumento a favor da abertura do conceito de arte; o contributo das teorias da arte para a estipulação dos critérios de identificação da arte; uso identificativo e uso avaliativo da arte.

As teorias formalistas (Clive Bell)

17 Novembro 2023, 17:00 Filipa de Almeida Afonso


As teorias formalistas (Clive Bell): A hipótese metafísica; a expressão de emoções como causa da forma significante emocionar esteticamente o espectador; o olhar do artista e a forma pura; a forma pura e a realidade última.

As teorias formalistas da arte (Clive Bell)

15 Novembro 2023, 15:30 Filipa de Almeida Afonso


As teorias formalistas da arte (Clive Bell): o problema da definição da arte em Clive Bell; a definição da arte enquanto forma significante; a representação e a expressão no contexto da teoria formalista de Clive Bell; o papel da emoção estética na definição da arte; objectividade e subjectividade da teoria estética de Clive Bell.

As teorias formalistas da arte (Clive Bell)

10 Novembro 2023, 17:00 Filipa de Almeida Afonso


As teorias formalistas da arte (Clive Bell): o problema da definição da arte em Clive Bell; a definição da arte enquanto forma significante; a representação e a expressão no contexto da teoria formalista de Clive Bell; o papel da emoção estética na definição da arte; objectividade e subjectividade da teoria estética de Clive Bell.

As teorias formalistas da arte (Clive Bell)

8 Novembro 2023, 15:30 Filipa de Almeida Afonso


As teorias formalistas da arte (Clive Bell): o problema da definição da arte em Clive Bell; a definição da arte enquanto forma significante; a representação e a expressão no contexto da teoria formalista de Clive Bell; o papel da emoção estética na definição da arte; objectividade e subjectividade da teoria estética de Clive Bell.