A importância do Indianismo na cultura brasileira

10 Dezembro 2019, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A poesia indianista de Gonçalves Dias e a idealização do indígena.
 Os romances indianistas de Alencar e a elaboração de um modelo explicativo da singularidade da cultura brasileira: o mito de origem do país, o encontro cultural. Leitura de um excerto do romance histórico O selvagem da ópera, de Rubem Fonseca (1994). A paródia do projeto histórico-indianista e do indígena literário.

A construção da ‘lenta gestação do povo brasileiro’ (José de Alencar) na literatura brasileira romântica. A reescrita do passado no projeto romanesco de Alencar:  o heroísmo épico ou mitológico de O Guarani ou Iracema, o retrato da época colonial e a história da vida urbana e rural contemporânea para dar continuidade e 'corpo' à história.

Bibliografia

AA.VV. (1998): A história contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. Org. Sidney Chalhoub e Leonardo Affonso de Miranda Pereira (Rio de Janeiro: Nova Fronteira).

ANDERSON, Benedict (2012): Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a expansão do nacionalismo (Lisboa: Ed. 70).

ANTUNES, Luísa Marinho (2009): O romance histórico e José de Alencar (Funchal: Centro de Estudos de História do Atlântico).