O processo de desumanização dos indígenas

27 Setembro 2019, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Devido ao número de alunos inscritos na disciplina e às dimensões reduzidas da sala 2.18, foi alterada a data de realização do primeiro teste da disciplina. O teste será realizado, tal como acordado com os alunos, na aula do dia 8 de novembro.

Devido à ausência da professora (que, entre os dias 2 e 4 de outubro, se encontrará no Colóquio Internacional Sophia de Mello Breyner Andressen, no dia 4 de outubro não haverá aulas.

Reposição de aulas: a data da aula de reposição será marcada após o regresso da professora.

Leitura e comentário de certos excertos do Tratado da Terra do Brasil de Pero Magalhães de Gândavo (1570): o processo de desumanização do indígena e a revisão do mito da nudez adâmica.

A fragmentação das sociedades indígenas e a guerra: o código de honra indígena, o canibalismo e o pecado.

O exemplo das sociedades indígenas e a perda da ocasião de encontrar outra vida, de duvidar dos dogmas ocidentais, como por exemplo, a necessidade de uma sociedade feudal ou de uma religião opressora.

Bibliografia:

GANDAVO, Pero Magalhães de: Tractado da Terra do Brasil no qual se cõntem a informação das cousas que ha nestas partes. Disponível em:

http://purl.pt/211

PIRES, António Pedro (1980): Vida e morte nas terras do pau- -brasil e do açúcar – Ensaio antropológico sobre a Carta de Pero Vaz de Caminha (Lisboa: A Regra do Jogo).