Apresentação do programa
17 Setembro 2019, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Início do curso. Apresentação do programa a lecionar e do processo de avaliação.
Programa: Esta unidade curricular pretende apresentar uma visão de conjunto da formação cultural do povo |
Avaliação
Esta unidade curricular parte de uma perspetiva interdisciplinar e utiliza uma metodologiaeclética. Segue-se um modelo mais dialógico que expositivo, privilegiando-se, por isso, a
participação oral informada. Os estudantes são estimulados a fazerem a sua própria pesquisa a
propósito dos diferentes tópicos estudados, colocando em aula os seus resultados.
No início do semestre será fornecida aos alunos uma antologia de textos críticos destinada a
ilustrar e problematizar as questões teóricas estudadas.
Segundo os critérios indicados no Regulamento Geral de Avaliação, aplica-se o regime de
avaliação contínua. Dentro destas coordenadas, a organização das aulas é teórico-prática. A
avaliação será realizada a partir de quatro elementos obrigatórios: assiduidade e participação
(10%), um trabalho individual e escrito (20%), uma primeira prova escrita e presencial (30%) e
uma prova final, escrita e presencial (40%).
O tema do trabalho individual e escrito (6 páginas, Times New Roman, espaçamento 1,5) deve ser acordado entre o aluno e a professora durante o primeiro mês de aulas. Data de entrega do trabalho: 17 de dezembro. Datas da apresentação oral dos trabalhos na sala de aula: 17 e 20 de dezembro.
A primeira prova escrita e presencial foi marcada para o dia 8 de novembro de 2019 e a prova final, escrita e presencial para o dia 13 de dezembro de 2019.
Bibliografia:
AA.VV. (2002): Brasil 500 anos depois (A Coruña: Universidade de Santiago de Compostela).
ANDERSON, Benedict (2012): Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a expansão do nacionalismo (Lisboa: Ed. 70).
BENASSAR, Bartolomé e MARIN, Richard (2000): História do Brasil (Lisboa: Teorema).
DONATO, Hernani (2000): Brasil 5 séculos (São Paulo: Academia Lusíada de Ciências, Letras e Artes).
HALL, Stuart (2003): Da diáspora: identidades e meditações culturais (Belo Horizonte: UFMG).
HOLANDA, Sérgio Buarque de (2000): Raízes do Brasil (Lisboa: Gradiva).
MOTA, Carlos Guilherme (org.) (2000): Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000) (São Paulo: Editora SENAC).
RIBEIRO, Darcy (2003): O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil (São Paulo: Companhia das Letras).
ROCHA, João C. de Castro (2004): O exílio do homem cordial (Rio de Janeiro: Museu da República).
SCLIAR, Moacyr (2003): Saturno nos Trópicos – A melancolia européia chega ao Brasil (São Paulo: Companhia das Letras).
Será fornecida (na Plataforma Moodle) aos alunos uma pequena antologia de textos críticos e literários destinada a ilustrar e problematizar as questões teóricas e as obras e textos estudados.
Acompanhamento e atendimento dos alunos: Acompanhamento por e-mail. Sessões de atendimento/acompanhamento em horário fixo – todas as terças-feiras e sextas-feiras das 12 às 13h (sujeita a marcação prévia) – ou marcadas individualmente com os alunos.
Observações:
Os estudantes-trabalhadores e quaisquer outros que, por uma razão justificada e devidamente documentada, não possam assistir regularmente às aulas deverão contactar a professora durante a primeira ou a segunda semana de aulas para planificação conjunta das actividades a desenvolver e do acompanhamento necessário.
O número de alunos inscritos pode levar a pequenas modificações do programa.