A relação de alteridade a respeito do imaginário da africanidade e da escravidão
4 Novembro 2016, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Análise de um excerto do romance "O trono da rainha Jinga" de Alberto Mussa.
A relação de alteridade a respeito do imaginário da africanidade e da escravidão.
A preservação da herança africana. A política de separação dos escravos: as diferenças linguísticas, religiosas, culturais entre os escravos. A impossibilidade de preservar as formas de adaptação africanas e as formas de associação e organização social. A sobrevivência no plano ideológico (religião, magia) e nas práticas 'inócuas' (reminiscências rítmicas e musicais, saberes culinários…).
Uma nova visão da herança cultural: uma visão mais rica e complexa do património cultural própria da contemporaneidade (presente no romance "O trono da rainha Jinga").
MUSSA, Alberto (2004): Elegbara (Porto: Figueirinhas).
REIS, J. J. & GOMES, Flávio dos Santos (1996): Liberdade por um fio: história dos quilombos no Brasil (São Paulo: Companhia das Letras).
SCHWARTZ, Stuart (1988): Segredos internos. Engenhos e escravos na sociedade colonial (Companhia das Letras: São Paulo).
SILVA, Luiz (2002): "O leitor e o texto afro-brasileiro" in Poéticas afro-brasileiras. FIGUEIREDO, Maria do Carmo Lanna e FONSECA, Maria Nazareth Soares (Org.) (Belo Horizonte: Mazza/PUC Minas): 19-37.