A transfusão cultural no Brasil colonial

14 Outubro 2016, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Visualização e comentário inicial do breve documentário "Saberes" da série Intérpretes do Brasil de Isa Grinspum Ferraz sobre o conhecimento e os ‘saberes’ das tribos indígenas brasileiras. No episódio “Saberes”, a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha desconstrói a idealização da ‘cultura de mistura’ e aborda, entre outros, o tema da propriedade intelectual indígena:

 

https://www.youtube.com/watch?v=-PZWDWupnWQ

 

As possíveis consequências da 'secundarização' das possessões portuguesas na América: a organização social e política do Brasil colonial. As feitorias, as capitanias, as entradas e as bandeiras.

O contributo do colonizador que, apesar de introduzir uma nova cultura era, em certa medida, um instrumento passivo, pois muitas vezes se aclimatou mais do que se preocupou em estabelecer normas fixas e uma organização rígida e estruturada nas novas terras.

 

 

CARVALHO, Raphael Guilherme (2013): Um "estudo comprehensivo": historicidade em Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Hollanda [Dissertação de Mestrado no programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná] 

[http://www.humanas.ufpr.br/portal/historiapos/files/2013/05/RAPHAEL.pdf]

CUNHA, Manuela Carneiro da (1986): Antropologia do Brasil: mito, história, etnicidade (São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo):

https://es.scribd.com/doc/89295378/Carneiro-da-Cunha-Manuela-Antropologia-do-Brasil-mito-historia-etnicidade-Sao-Paulo

HOLLANDA, Sérgio Buarque de (2000): Raízes do Brasil (Lisboa: Gradiva).