Apresentação do programa

21 Setembro 2016, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


 

Início do curso. Apresentação do programa a lecionar e do processo de avaliação.

 

Objectivos: Esta unidade curricular visa familiarizar os estudantes com os instrumentos conceituais, metodológicos e analíticos adequados ao estudo da Cultura.

Igualmente, pretende-se a aquisição de uma visão de conjunto da formação cultural do povo brasileiro. Parte-se, principalmente, da reflexão e problematização dos debates e conflitos gerados pelo cruzamento entre diferentes tradições culturais na História do Brasil, assim como dos paradigmas e preconceitos ainda existentes. Nesta ordem de ideas, a partir das novas perspetivas para o estudo da questão cultural, procura-se repensar criticamente o exame e a compreensão da Cultura Brasileira e o aperfeiçoamento das capacidades de interpretação, de análise e de síntese.

 

Conteúdos programáticos: O estudo da formação cultural brasileira parte de uma perspetiva interdisciplinar, incluindo uma ampla variedade de abordagens, da história cultural à sociologia, da antropologia à análise literária ou artística.

Os principais eixos do programa são: o etnocentrismo e o relativismo cultural; a emergência do conceito de Cultura Brasileira; o dinamismo e a cultura; as relações entre a cultura erudita e a cultura popular.

Deste modo, para obter uma visão panorâmica destas questões e, ao mesmo tempo, indagar as particularidades, continuidades e ruturas, analisaremos e relacionaremos, na medida do possível, três momentos matriciais na formação cultural: a história precolonial e a ‘Descoberta’ do Brasil; o período colonial e a miscigenação cultural; o Romantismo e a 'invenção' do Brasil.

 

Critérios de avaliação: Esta unidade curricular parte de uma perspetiva interdisciplinar e utiliza uma metodologia eclética. Segue-se um modelo mais dialógico que expositivo, privilegiando-se, por isso, a participação oral informada. Os estudantes são estimulados a fazerem a sua própria pesquisa a propósito dos diferentes tópicos estudados, colocando em aula os seus resultados.

Segundo os critérios indicados no Regulamento Geral de Avaliação, aplica-se o regime de avaliação contínua. Dentro destas coordenadas, a organização das aulas é teórico-prática. A avaliação será realizada a partir de quatro elementos obrigatórios: assiduidade e participação (10%), breves trabalhos individuais e escritos (20%), uma primeira prova escrita e presencial (30%) e uma prova final, escrita e presencial (40%).

 

O tema do trabalho individual e escrito (6 páginas, Times New Roman, espaçamento 1,5) deve ser acordado entre o aluno e a professora. Data de entrega do trabalho: 9 de janeiro.

 

A primeira prova escrita e presencial foi marcada para o dia 2 de novembro de 2016 e a prova final, escrita e presencial para o dia 14 de dezembro de 2016.

 

Bibliografia:

AA.VV. (2002): Brasil 500 anos depois (A Coruña: Universidade de Santiago de Compostela).

ANDERSON, Benedict (2012): Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a expansão do nacionalismo (Lisboa: Ed. 70).

BENASSAR, Bartolomé e MARIN, Richard (2000): História do Brasil (Lisboa: Teorema).

DONATO, Hernani (2000): Brasil 5 séculos (São Paulo: Academia Lusíada de Ciências, Letras e Artes).

HALL, Stuart (2003): Da diáspora: identidades e meditações culturais (Belo Horizonte: UFMG).

HOLANDA, Sérgio Buarque de (2000): Raízes do Brasil (Lisboa: Gradiva).

MOTA, Carlos Guilherme (org.) (2000): Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000) (São Paulo: Editora SENAC).

RIBEIRO, Darcy (2003): O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil (São Paulo: Companhia das Letras).

ROCHA, João C. de Castro (2004): O exílio do homem cordial (Rio de Janeiro: Museu da República).

SCLIAR, Moacyr (2003): Saturno nos Trópicos – A melancolia européia chega ao Brasil (São Paulo: Companhia das Letras).

Será fornecida (na Plataforma Moodle) aos alunos uma pequena antologia de textos críticos e literários destinada a ilustrar e problematizar as questões teóricas e as obras e textos estudados.

 

Acompanhamento e atendimento dos alunos: Acompanhamento por e-mail. Sessões de atendimento/acompanhamento em horário fixo – todas as quartas-feiras das 16 às 18h.(sujeita a marcação prévia) – ou marcadas individualmente com os alunos.

 

Observações:

Os estudantes-trabalhadores e quaisquer outros que, por uma razão justificada e devidamente documentada, não possam assistir regularmente às aulas deverão contactar a professora durante a primeira ou a segunda semana de aulas para planificação conjunta das actividades a desenvolver e do acompanhamento necessário.

O número de alunos inscritos pode levar a pequenas modificações do programa.

 

 

Avaliação prévia de conhecimentos dos alunos da turma.