As práticas do retour e do détour a respeito do património africano e afro-brasileiro

16 Novembro 2016, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Análise (continuação) do documentário Atlântico negro: na rota dos orixás (1998) de Renato Barbieri sobre as semelhanças existentes entre certas culturas africanas e o património cultural afro-brasileiro.

 

A participação dos escravos na civilização do seu tempo. A impossibilidade no Brasil colonial do modelo ideal de europeidade: uma cultura espúria e distorcida.

Os conceitos do retour e do détour no pensamento da antilhanidade de Eduouard Glissant: semelhanças entre a conquista cultural antilhana e brasileira na história contemporânea.

Um modelo de cultura híbrida baseado em origens perdidas e aproximações indiretas à ancestralidade africana.

 

GLISSANT, Edouard (1997): Le discours antillais (Paris: Gallimard).

SCHWARTZ, Stuart (1988): Segredos internos. Engenhos e escravos na sociedade colonial (Companhia das Letras: São Paulo).