Unidade Curricular | Course Unit
Formação da Cultura Brasileira |
Código da Unidade Curricular | Course ID
97783 |
ECTS | Credits
6 ECTS |
Ciclo de Estudos | Level
1.º Ciclo | Undergraduate |
Semestre | Semester
1.º Semestre | Autumn Semester |
Docente(s) | Instructor(s)
Alva Martínez Teixeiro |
Língua de ensino | Language of instruction
Português |
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)
Esta unidade curricular pretende apresentar uma visão de conjunto da formação cultural do povo brasileiro. A partir das novas perspetivas para o estudo da questão cultural, procura-se repensar criticamente o exame da Cultura Brasileira e aperfeiçoar as capacidades de interpretação e análise dos alunos. O estudo da formação cultural brasileira parte de uma perspetiva interdisciplinar, incluindo uma ampla variedade de abordagens, da história cultural à sociologia, da antropologia à análise literária ou artística. Os principais eixos do programa são: o etnocentrismo e o relativismo cultural; a emergência do conceito de Cultura Brasileira; o dinamismo e a cultura; as relações entre cultura erudita e popular. Deste modo, para obter uma visão panorâmica destas questões e indagar as particularidades, continuidades e ruturas, analisaremos três momentos matriciais na formação cultural: a história pré-colonial e a ‘Descoberta’ do Brasil; o período colonial e a miscigenação cultural; o Romantismo e a 'invenção' do Brasil. |
Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)
Esta unidade curricular parte de uma perspetiva interdisciplinar e utiliza uma metodologia eclética. Segue-se um modelo mais dialógico que expositivo, privilegiando-se, por isso, a participação oral informada. Os estudantes são estimulados a fazerem a sua própria pesquisa a propósito dos diferentes tópicos estudados, colocando em aula os seus resultados. Durante o semestre, será fornecida aos alunos uma antologia de textos críticos destinada a ilustrar e problematizar as questões teóricas estudadas. Segundo os critérios indicados no Regulamento Geral de Avaliação, aplica-se o regime de avaliação contínua. Dentro destas coordenadas, a organização das aulas é teórico-prática. A avaliação será realizada a partir de quatro elementos obrigatórios: assiduidade e participação (10%), um trabalho individual e escrito (20%), uma primeira prova escrita e presencial (30%) e uma prova final, escrita e presencial (40%). |
Bibliografia (selection) | Readings (selection)
AA.VV. Brasil 500 anos depois. A Coruña: Universidade de Santiago de Compostela, 2002. Anderson, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a expansão do nacionalismo. Lisboa: Ed. 70, 2012. Benassar, Bartolomé, e Richard Marin. História do Brasil. Lisboa: Teorema, 2000. Donato, Hernani. Brasil 5 séculos. São Paulo: Academia Lusíada de Ciências, Letras e Artes, 2000. Hall, Stuart. Da diáspora: identidades e meditações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003. Holanda, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. Lisboa: Gradiva, 2000. Mota, Carlos Guilherme, org. Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000). São Paulo: Editora SENAC, 2000. Ribeiro, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. Rocha, João C. de Castro. O exílio do homem cordial. Rio de Janeiro: Museu da República, 2004. |