Sumários

As Escolas Socráticas Menores: (2) A Escola Megárica

2 Março 2016, 16:00 António Pedro Mesquita

As Escolas Socráticas Menores

2. A Escola Megárica
2.1. Características gerais da escola megárica.
2.2. Fontes para o conhecimento da escola megárica.
2.3. Megáricos e dialécticos: história, vicissitudes e figuras do círculo megárico.
2.4. As doutrinas de Euclides de Mégara.     
2.5. As doutrinas de Estílpon de Mégara.



As Escolas Socráticas Menores: (1) A Escola Cínica (conclusão)

25 Fevereiro 2016, 16:00 António Pedro Mesquita

As Escolas Socráticas Menores

1. A Escola Cínica.
1.8. Ontologia, lógica e epistemologia em Antístenes de Atenas.
1.9. O legado cínico.


As Escolas Socráticas Menores: (1) A Escola Cínica

24 Fevereiro 2016, 16:00 António Pedro Mesquita

As Escolas Socráticas “Menores”

1. A Escola Cínica.

1.1. Significado e origem do nome.

1.2. Características gerais da escola cínica.

1.3. Fontes para o conhecimento da escola cínica.

1.4. Antístenes ou Diógenes? O problema do fundador.

1.5. Evolução histórica e principais figuras do círculo cínico.

1.6. A ética cínica.

1.7. O cosmopolitismo.


Introdução ao Estudo da Filosofia na Antiguidade Helenística e Imperial

18 Fevereiro 2016, 16:00 António Pedro Mesquita

Introdução ao Estudo da Filosofia na Antiguidade Helenística e Imperial

1. Enquadramento histórico da era helenística.

2. A viragem espiritual e cultural do Helenismo.

3. Relação histórico-filosófica das escolas socráticas com as grandes correntes helenísticas.

4. Principais traços da filosofia helenística.


Apresentação

17 Fevereiro 2016, 16:00 António Pedro Mesquita

1. Apresentação interpessoal

1.1. Apresentação do professor e dos seus contactos.

1.2. Apresentação da plataforma moodle da disciplina.

1.3. Apresentação dos alunos: nome; percurso académico; motivo da opção pela cadeira; perspectivas no final do primeiro ciclo.

2. Apresentação da disciplina

2.1. Programa e modo de funcionamento.

2.2. Bibliografia básica, bibliografia e consulta e leituras obrigatórias.

2.3. Apresentação dos critérios de avaliação, suas cotações e calendário:

(A)  Participação no seminário: três exposições orais ao longo do semestre [30%]

(B)  Ensaio escrito (máximo 5 pp.) sobre um tópico do programa (2 de Junho). [40%]

(C)  Teste escrito sobre a matéria do curso (23 de Junho). [30%]

3. Aspectos práticos