Sumários

TLP - "dedução" da existência de simples

4 Março 2021, 14:00 Maria Adriana Sequeira da Silva Graça

Discussão da passagem identificada na literatura subsequente como a "dedução a priori da existência de simples": 2.021 - 2.0212. Diferentes leituras possíveis; diferentes camadas de inteligibilidade da passagem em causa.


As noções de sentido e de substância. 


TLP - objectos e estados de coisas

1 Março 2021, 08:00 Maria Adriana Sequeira da Silva Graça

As principais "vagas" interpretativas do Tractatus: leituras (i) Círculo de Viena, (ii) ortodoxa ou standard e (iii) resoluta. Seus principais traços.


A obra é um tratado de lógica e de metafísica na qual a ideia primitiva (de acordo com uma certa interpretação) é a de que a linguagem e o pensamento são uma imagem da realidade. É da necessidade desta relação de representação que Wittgenstein deriva as suas considerações acerca da estrutura do mundo e da estrutura da linguagem (de acordo com a mesma interpretação). Enquadramento da questão realismo/anti-realismo no TLP a esta luz.

Aprofundamento das noções de "objecto" e de "estado de coisas" (facto atómico ou situação). Os objectos enquanto "simples" e existentes necessários; a contingência está no seu "arranjo" em estados de coisas. Estes últimos podem ser actuais ou possíveis.


TLP - visão panorâmica -

25 Fevereiro 2021, 14:00 Maria Adriana Sequeira da Silva Graça

Primeira aproximação ao "Tractatus Logico-Philosophicus" de Wittgenstein.

Prefácio.
As suas articulações principais.


Transição para o estudo do Tractatus - TLP - de Wittgenstein

22 Fevereiro 2021, 08:00 Maria Adriana Sequeira da Silva Graça

Questões finais sobre o "On Denoting" de B. Russell. Consideração da solução para o puzzle do actual Rei de França.

Articulação dos resultados de OD na área da Filosofia da Linguagem (na sintaxe e na semântica) com o Princípio de Contacto (Principle of Acquaintance) e a distinção epistémica entre conhecimento de objectos e conhecimento de verdades (acerca dos objectos) - - conhecimento por contacto e conhecimento por descrição.

O Paradoxo de Russell - designado por ele próprio como "A Contradição" - sua solução através da Teoria dos Tipos.
"A Contradição" foi o problema imediato que Russell deixou a Wittgentein para resolver de outra maneira.

Influência certa sobre o pensamento filosófico de Wittgenstein - para além das duas óbvias, G. Frege e B. Russell - : A. Schopenhauer. 



"On Denoting" (1905) - conclusão

18 Fevereiro 2021, 14:00 Maria Adriana Sequeira da Silva Graça

Consideração dos diferentes puzzles que surgem de se identificar descrições definidas com nomes. A chave para a sua solução consiste em fornecer uma teoria que mostra que expressões denotativas --e em especial descrições definidas-- não são sujeitos genuínos das frases de que fazem parte, não têm sentido isoladamente, ou seja, não contribuem um objecto para as proposições expressas pelas frases nas quais ocorrem.


Consideração atenta do puzzle sobre a curiosidade do Rei George IV. Ocorrências primária e secundária de operadores. A leitura que permite captar o querer saber se, por parte de George IV, Scott é o autor de "Waverley" é aquela em que a descrição definida cai dentro do âmbito da atitude proposicional (querer saber se), ou seja, aquela em que o operador descritivo tem uma ocorrência secundária na fórmula que representa a forma lógica da frase inicial.