Sumários

A tese da necessidade da identidade e a sua discussão.

15 Dezembro 2016, 10:00 Ricardo Santos

Análise de alguns exemplos de aparentes identidades contingentes. Conflito com a LMQS, onde a necessidade da identidade é um teorema, dado que os nomes são designadores rígidos. A defesa da necessidade da identidade por Kripke (1971, 1972). As explicações avançadas por Kripke para as ilusões de contingência. O caso excepcional da dor (e dos estados mentais em geral). O argumento positivo de Barcan-Kripke em defesa da necessidade da identidade, baseado no princípio de Leibniz da indiscernibilidade de idênticos. Oposição a Kripke: os contra-exemplos de Gibbard (Lumpl e Golias) e de Lewis (a ‘Great Western Railway’); e a objecção de Lowe ao argumento positivo (apontando uma alegada ambiguidade em ‘Necessariamente a=a’).


Existência necessária ou domínio variável?

12 Dezembro 2016, 10:00 Ricardo Santos

A fórmula de Barcan e a necessidade da existência (continuação). Alegada ambiguidade da noção de existência: existência concreta (no espaço e no tempo) e existência lógica (ou “ser alguma coisa”). A analogia modalidade-tempo: admissão de objectos possíveis e de objectos passados e futuros. O argumento de Williamson em defesa do necessitarismo (com base nas condições necessárias para a existência de certas proposições). Será que a proposição de que X não existe requer, para existir, que X exista? Aproximação à pergunta de Russell (em “On Denoting”): “Como pode uma não-entidade ser o sujeito de uma proposição?”. A Lógica Modal Quantificada com Domínio Variável (LMQDV) como alternativa ao necessitarismo. Problemas para a construção de uma LMQDV. Como avaliar “Fa” num mundo em que o objecto referido por “a” não existe? A adopção de uma lógica livre e de um predicado especial de existência.


Feriado nacional

8 Dezembro 2016, 10:00 Ricardo Santos

Feriado nacional


A fórmula de Barcan e a necessidade da existência.

5 Dezembro 2016, 10:00 Ricardo Santos

A fórmula de Barcan (FB) e a fórmula de Barcan conversa (FBC): versão universal e versão existencial. Confirmação da sua validade na lógica modal quantificada simples (LMQS). Conflito com a avaliação intuitiva: algumas coisas poderiam não existir, e poderiam existir outras coisas além das que efectivamente existem. Contra-exemplos às fórmulas de Barcan: o possível filho de Wittgenstein, e a possível inexistência do rio Tua. A defesa feita por Timothy Williamson (1998) das fórmulas de Barcan e da LMQS. A réplica segundo a qual o crítico da LMQS pressupõe ele próprio um domínio de quantificação único e constante. A admissão de objectos meramente possíveis, ou possibilia.


feriado nacional

1 Dezembro 2016, 10:00 Ricardo Santos

feriado nacional