Sumários

A Idade Média na História da Filosofia

23 Fevereiro 2016, 10:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº5 (23/ 2/ 16)

A Idade Média na História da Filosofia. A questão da periodização da Filosofia Medieval. Uma História da Filosofia Medieval inspirada no conceito medieval de translatio studiorum: ALAIN DE LIBERA, La philosophie médiévale. Paris, 1993.

O Renascimento do séc. XII: as cidades, as escolas, as reformas e as figuras proeminentes.


A Idade Média na História da Filosofia

22 Fevereiro 2016, 10:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº4 (22/ 2/ 16)

A Idade Média na História da Filosofia. A questão da periodização da Filosofia Medieval: patrística, renascimentos medievais e escolástica. Patrística e Patrologia. Texto de uso lectivo: L.M. DE RIJK, La philosophie au moyen âge, trad. P. Swiggers, Leiden, E.J. Brill, 1985, p.19.

A extensão do conceito de Renascimento à Idade Média. O Renascimento Carolíngio.


A Idade Média na História da Filosofia

19 Fevereiro 2016, 10:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº3 (19/ 2/ 16)

A Idade Média na História da Filosofia. A questão das fronteiras temporais da Idade Média e da sua unidade como época histórica. Extensão do conceito de Idade Média à História da Filosofia.

Textos de uso lectivo: Aires A. NASCIMENTO, Edito de Milão: apostilas para uma tradução, Lisboa, Universidade Católica Editora, 2013, pp.24-29; J. CERQUEIRA GONÇALVES, “A Modernidade nasceu na Idade Média” (1999), in Idem, Itinerâncias da Escrita, vol. I, Lisboa, 2011, pp.94-95; HEGEL, Introdução às Lições sobre História da Filosofia (1816-1817), tradução, introdução e notas de José Barata-Moura, Porto, Porto Ed., 1995, pp.168-169.


A Idade Média na História da Filosofia

16 Fevereiro 2016, 10:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº2 (16/ 2/ 16)

A Idade Média na História da Filosofia. O conceito de Idade Média: conotações de “medieval”; origem e destaques da história do conceito de Idade Média; correlação entre os conceitos de Idade Média e Renascimento.

Textos de uso lectivo: M. L. XAVIER, “Contra a tentativa de compreender o ISIS como medieval”, Jornal Público, 3 de Abril 2015, p.49; W. K. FERGUSON, La Renaissance dans la Pensée Historique (The Renaissance in Historical Thought, Boston, 1948), trad. franc. J. Marty, Paris, Payot, 1950, pp.17, 77 (trad. port. nossa); J. NORDSTRÖM, Moyen Âge et Renaissance. Essai historique, trad. franc. T. Hammar, Paris, Librairie Stock, 1933, p.8 (trad. port. nossa).



Apresentação

15 Fevereiro 2016, 10:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº1 (15/ 2/ 16)

Apresentação

O retorno à Idade Média em questão: a razão de fundo (identidade histórico-cultural); a atitude historiográfica (objectividade científica); o interesse filosófico (matéria e forma do pensar filosófico).

O programa: os objectivos, os conteúdos e os textos. Os textos de uso lectivo: www.mlx.webnode.com

A integração do evento «Florilégio Medieval. Primavera 2016. Itinerários Filosóficos com Joaquim Cerqueira Gonçalves».

Avaliação. A classificação final é a média das classificações obtidas nos dois seguintes elementos obrigatórios: 

A classificação final é a média das classificações obtidas em dois elementos obrigatórios: 

1) Um trabalho escrito individual, previamente orientado e constituído por duas partes faseadas: uma bibliografia comentada de estudos sobre filosofia medieval, incluindo uma história da filosofia, um estudo monográfico sobre tema ou autor e um artigo de especialidade (2p.), a entregar a meio do período lectivo; um exercício de interpretação de um texto integral de um filósofo medieval (5p.), a entregar na última aula, acompanhado de uma breve apresentação oral.

2) Uma recensão de 2 aulas e 2 textos de uso lectivo (4p.) ou uma recensão do «Florilégio Medieval. Primavera 2016» ou um teste sobre o programa leccionado, a realizar no período de avaliação. Data do teste e data-limite de entregue do elemento em alternativa: 7 de Junho (3ª feira), 10-12h.

Critérios de avaliação: conhecimento da matéria leccionada; espírito crítico; clareza, organização e correcção da escrita.