Sumários

A Idade Média na História da Filosofia: o conceito de Idade Média

31 Janeiro 2019, 12:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº2 (31/ 1/ 19)

A Idade Média na História da Filosofia: o conceito de Idade Média.

Origem e destaques da história do conceito de Idade Média; correlação entre Idade Média e Renascimento; a questão historiográfica das fronteiras temporais da Idade Média; a questão filosófica da unidade cultural da Idade Média.

Textos de uso lectivo: W. K. FERGUSON, La Renaissance dans la Pensée Historique (The Renaissance in Historical Thought, Boston, 1948), trad. franc. J. Marty, Paris, Payot, 1950, pp. 17, 77 (trad. port. nossa); J. NORDSTRÖM, Moyen Âge et Renaissance. Essai historique, trad. franc. T. Hammar, Paris, Librairie Stock, 1933, p.8 (trad. port. nossa); Aires A. NASCIMENTO, Edito de Milão: apostilas para uma tradução, Lisboa, Universidade Católica Editora, 2013, pp.24-29; J. CERQUEIRA GONÇALVES, “A Modernidade nasceu na Idade Média” (1999), in Idem, Itinerâncias da Escrita, vol. I, Lisboa, 2011, pp.94-95.


Apresentação

29 Janeiro 2019, 12:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº1 (29/ 1/ 19)

Apresentação.

Reflexão preliminar. O interesse pelo passado: o sentido psicológico da curiosidade histórica. O retorno à Idade Média no presente: razões culturais. O retorno à Idade Média em Filosofia: a recuperação de questões essenciais, de grandes autores e de grandes obras do pensamento filosófico.

O programa: os objectivos, os conteúdos e a bibliografia. Os textos de uso lectivo para ilustração do programa: www.mlx.webnode.com

A avaliação: apresentação e breve reflexão sobre os elementos que a integram.

Avaliação:

A classificação final é a média das classificações obtidas em dois elementos obrigatórios: 

1) Uma recensão escrita de 2 aulas (4p.), a entregar até à última aula;

2) Uma lectio, i.e., um exercício oral de leitura e a interpretação de um texto filosófico medieval, a realizar na aula durante o período lectivo. O texto é escolhido entre os que fazem parte dos conteúdos programáticos. Este exercício oral pode ser substituído por um teste escrito, na última aula (10 de Maio), sobre a matéria leccionada.

Critérios de avaliação: conhecimento da matéria leccionada; espírito crítico; clareza, organização e correcção do discurso oral e escrito.