Sumários

Aula nº7 (9/ 2/ 21)

9 Fevereiro 2021, 15:30 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

A Idade Média na História da Filosofia. O renascimento da filosofia medieval no séc. XX: a controvérsia entre Émile Bréhier e Étienne Gilson; a criação da Sociedade Internacional para o Estudo da Filosofia Medieval (SIEPM); traços gerais da filosofia medieval, segundo Joaquim Cerqueira Gonçalves. Ainda a lição de Étienne Gilson na sua história da filosofia medieval: La Philosophie au moyen âge. Des origines patristiques à la fin du XIVe siècle (1ª ed.: 1922). A questão da periodização da filosofia medieval: os Renascimentos medievais entre duas tradições do pensamento cristão, a Patrística e a Escolástica.

Textos de uso lectivo: É. BRÉHIER, Histoire de la Philosophie. I: Antiquité et Moyen Âge, 2ª ed. rev. Paris, Quadrige/ PUF, 1983, II, c.VIII, s.I, pp.431, 436-437; É. GILSON, L’Esprit de la Philosophie Médiévale, 2ª ed. rev., 3ª tir., Paris, Vrin, 1978, C.II, pp.32-33; J. CERQUEIRA GONÇALVES, “A Modernidade nasceu na Idade Média” (1999), in Idem, Itinerâncias da Escrita, vol. I, Lisboa, 2011, pp.95-96; L.M. DE RIJK, La philosophie au moyen âge, trad. P. Swiggers, Leiden, E.J. Brill, 1985, p.19.

Lectio: Alessandro Moreira Giusti, sobre S. Agostinho, Diálogo sobre a Felicidade.


Aula nº6 (5/ 2/ 21)

5 Fevereiro 2021, 17:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

A Idade Média na História da Filosofia. Renascimentos medievais. O Renascimento do séc. XII: as escolas de Chartres e de S. Vítor; o desenvolvimento das cidades e o nascimento das universidades; antagonismos significativos (Abelardo e S. Bernardo); a reforma de Cister, as novas ordens religiosas (Franciscanos e Dominicanos) e a questão da pobreza; a presença da Patrística (Pedro Lombardo); figuras singulares (Joaquim de Fiore e Hildegarda de Bingen).

Lectio: Ana Carolina Silva Cabeça de Sousa Vieira, sobre Boécio, Consolação da Filosofia.


Aula nº5 (3/ 2/ 21)

3 Fevereiro 2021, 17:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

A Idade Média na História da Filosofia. Renascimentos medievais. O Renascimento Carolíngio: Alcuíno e a influência de Santo Agostinho; João Escoto Eriúgena, tradutor do Corpus Areopagyticum e autor de De divisione naturae. A história da filosofia medieval segundo Alain de Libera: uma translatio studiorum.

Lectio: Milisa de Assunção Teixeira, sobre S. Agostinho, Diálogo sobre a Felicidade.


Aula nº4 (2/ 2/ 21)

2 Fevereiro 2021, 15:30 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

A Idade Média na História da Filosofia.

Como é que os medievais se tornaram medievais? Origem e destaques da história do conceito de Idade Média. A questão historiográfica das fronteiras temporais da Idade Média. A correlação entre Idade Média e Renascimento, e a extensão do conceito de Renascimento à Idade Média: os Renascimentos medievais.

A questão da unidade cultural da Idade Média. A extensão do conceito de Idade Média à História da Filosofia.

Textos de uso lectivo: W. K. FERGUSON, La Renaissance dans la Pensée Historique (The Renaissance in Historical Thought, Boston, 1948), trad. franc. J. Marty, Paris, Payot, 1950, pp. 17, 77 (trad. port. nossa); J. NORDSTRÖM, Moyen Âge et Renaissance. Essai historique, trad. franc. T. Hammar, Paris, Librairie Stock, 1933, p.8 (trad. port. nossa); Aires A. NASCIMENTO, Edito de Milão: apostilas para uma tradução, Lisboa, Universidade Católica Editora, 2013, pp.24-29; J. CERQUEIRA GONÇALVES, “A Modernidade nasceu na Idade Média” (1999), in Idem, Itinerâncias da Escrita, vol. I, Lisboa, 2011, pp.94-95; HEGEL, Introdução às Lições sobre História da Filosofia (1816-1817), tradução, introdução e notas de José Barata-Moura, Porto, Porto Ed., 1995, pp.168-169.


Aula nº3 (29/ 1/ 21)

29 Janeiro 2021, 17:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Metodologia. Explicação do primeiro elemento de avaliação: lectiones ou leituras comentadas de textos filosóficos medievais pelos estudantes. A lectio: o que é? Os textos de filosofia medieval: géneros e estilos, do diálogo filosófico à questão disputada. A leitura integral de opúsculos, livros (libri) e questões (quaestiones). As mediações, dos manuscritos às traduções modernas: o aroma dos textos.

A questão metodológica: como preparar a lectio?

- Após a leitura integral, escrever um parágrafo sobre a impressão geral e a ideia central que resultou da leitura (5 minutos);

- Fazer uma selecção dos passos do texto mais relevantes para a compreensão do texto;

- Justificar a ênfase dada a cada um dos passos seleccionados para a compreensão do texto;

- Organizar uma selecção de passos, justificando a ênfase que lhes dá na apresentação (10 minutos);

- Dar um título à lectio, incluindo o autor e o título do texto lido.