Programa

I. A Idade Média na História da Filosofia

Temas e problemas preparatórios para o estudo da filosofia medieval: a origem do conceito de Idade Média; a extensão do conceito de Idade Média à história do pensamento filosófico; o problema da unidade e da periodização da filosofia medieval.

II. Valores da Cultura Medieval

O valor da filosofia no contexto da cultura medieval, em articulação com outras tradições, como as artes liberais, a religião e a teologia. Oportunidade de visitar textos vários de várias épocas: de S. Agostinho e de Hugo de S. Vítor, sobre as artes liberais; a Consolação da Filosofia, de Boécio; textos de Apuleio, S. Justino, e Averróis, sobre a religião; a Teologia Mística, de Pseudo-Dionísio Areopagita; textos de S. Agostinho e de S. Anselmo, sobre a fé e a razão.

III. Questões da Filosofia Medieval

III.1. Questões acerca do conhecimento: a questão da origem de conhecer; o processo de conhecer e pensar; a questão da unidade do intelecto; a questão do conhecimento de si.

TEXTOS: - S. AGOSTINHO, O Mestre; O Livre Arbítrio II; Confissões X; A Trindade VIII-XIII; - S. TOMÁS DE AQUINO, O Mestre; A Unidade do Intelecto contra os Averroístas, Suma de Teologia I, qq.76, 79, 84-87.

III.2. Questões acerca da liberdade: a questão da origem do mal; o valor da liberdade; a relação entre liberdade e necessidade; a questão da cidade perfeita.

TEXTOS: - S. AGOSTINHO, O Livre Arbítrio I, III; A Cidade de Deus V, XIV-XV, XVIII-XIX; - BOÉCIO, Consolação da Filosofia IV-V; - ALFARABI, A Cidade Virtuosa ; - S. ANSELMO, A Liberdade do Arbítrio; Concórdia da Presciência, da Predestinação e da Graça com o Livre Arbítrio; S. TOMÁS DE AQUINO, Suma de Teologia I, qq.82-83.

III.3. Questões acerca da criação: a questão do significado de ex nihilo; a questão da eternidade do mundo.

TEXTOS: - S. AGOSTINHO, Confissões XI-XII; A Cidade de Deus XI-XII; - S. ANSELMO, Monologion; - BOÉCIO DE DÁCIA, A Eternidade do Mundo; - S. TOMÁS DE AQUINO, Sobre a Eternidade do Mundo; Suma de Teologia I, qq. 44-46.


Avaliação

A classificação final do aproveitamento na disciplina é a média das classificações a obter em 2 elementos obrigatórios individuais: um oral, a ser integrado no período lectivo; e um escrito, a ser entregue até 9/05/2022.

1. O elemento oral visa promover a autonomia individual na apreciação da filosofia medieval, e consiste na leitura comentada (lectio) de um texto filosófico medieval do programa, a apresentar em aula, mediante agendamento prévio.

2. O elemento escrito visa promover a apreensão panorâmica dos conteúdos do programa, e consiste: ou na construção de uma bibliografia de estudos consultados, incluindo, pelo menos, 4 elementos bibliográficos com as respectivas notas de consulta (2p.); ou numa recensão (2p.) do estudo de M.L. Xavier. Questões de Filosofia na Idade Média. Lisboa: Colibri, 2007, disponível em: www.mlx.webnode.com

Caso não possa realizar algum dos dois elementos obrigatórios, o estudante pode substituir o elemento em falta por um teste sobre a matéria leccionada, a decorrer na última aula. Neste caso, a classificação final é a média das classificações do teste e do outro elemento de avaliação (oral ou escrito) entretanto realizado.


Bibliografia

GILSON, É. La philosophie au moyen âge. Paris: Vrin, 1944 (2ª ed. rev. e aum.).

KENNY, A. A New History of Western Philosophy. Vol. 2. Oxford: Oxford University Press, 2005.

LIBERA, A. De. La philosophie médiévale. Paris: PUF, 1993.

LUSCOMBE, D. Medieval Thought. Oxford/ Nova Iorque: Oxford University Press, 1997.

XAVIER, M.L. Questões de Filosofia na Idade Média. Lisboa: Colibri, 2007.