V. Consciência - 1

2 Abril 2019, 12:00 António José Teiga Zilhão

Clarificação do sentido relevante do termo 'consciência' para a Filosofia da Mente. O chamado 'problema duro' da consciência. Versão de Thomas Nagel do mesmo: a invisibilidade essencial dos chamados 'factos perspectivais' para o chamado 'ponto de vista de lado nenhum', típico das ciências da Natureza. Dramatização do mesmo problema por meio da apresentação de um experimento conceptual idealizado por Frank Jackson: o experimento conceptual de Mary - super-especialista em fisiologia e neurologia e encerrada desde a nascença num quarto a preto e branco. As teses de David Chalmers acerca do problema duro da consciência: i) todos os estados e propriedades não-básicos do mundo natural são de natureza funcional e são logicamente sobrevenientes nos estados e propriedades da micro-física; ii) os estados e propriedades vivenciais da consciência são de natureza reconhecional e não funcional; iii) os estados reconhecionais não são logicamente sobrevenientes nos estados e propriedades físicos subjacentes; iv) qualquer explicação reducionista de estados reconhecionais em termos de estados funcionais está condenada ao fracasso. Análise do mais célebre argumento proposto por Chalmers para sustentar e ilustrar as teses acima: o argumento da concebibilidade de mundos zombi fisicamente indistinguíveis do nosso mundo.