Sumários

Introdução ao estudo do ritmo

21 Fevereiro 2019, 10:00 Sónia Frota

Exercícios de fraseamento prosódico: Ouvir e reconhecer os constituintes prosódicos (http://labfon.letras.ulisboa.pt/InAPoP/P-ToBI/ToBI/ToBI_course.html).

Introdução ao estudo do ritmo. Noções de ritmo. Ritmo linguístico como um primitivo ou como um derivado. Ritmo como resultante de mecanismos perceptivos gerais (humanos e não humanos) ou específicos. Ritmo como estruturação de proeminências na língua. Ritmo e isocronia. Ritmo e propriedades fonético-fonológicas.

 

Leituras: De la Mora et al. (2013); Nespor (1990); Dauer 1983; Ramus et al. 1999; Arvaniti 2009


A organização prosódica do Português

14 Fevereiro 2019, 10:00 Sónia Frota

O sintagma entoacional no Português. Fraseamento prosódico em PhP e IP no Português. Constituintes prosódicos e a natureza da estrutura prosódica.

 

Leituras: Frota (2012, 2014): Ladd (2008): cap. 1-2; Nespor & Vogel (2007): caps 1,2.


Noções fundamentais de prosódi

7 Fevereiro 2019, 10:00 Sónia Frota

O programa, bibliografia, metodologias e sistema de avaliação do seminário.

Noções fundamentais de prosódia: primatas, aves e humanos. A organização prosódica das línguas. Palavra prosódica e sintagma fonológico no Português.

Leituras: Frota (2000): caps 2,3; Frota (2012); Nespor & Vogel (1986/2007): caps 1,2; Ladd (1996/2008): cap. 1-2; Gussenhoven (2004): cap. 2; Friederici (2011).

 

Leituras: Frota (2011): secções 3, 4, e 5; Mateus et al. (2004): pp. 1059-60, 1066-1076; Frota (2000): cap. 1; Nespor & Vogel (2007): caps. 1-2.


Estudar a Prosódia

31 Janeiro 2019, 10:00 Sónia Frota

Apresentação individual dos alunos e das suas áreas científicas de interesse. A página web do seminário de Fonética – Prosódia: http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/sfrota/PGLing/Prosodia_Ritmo_e_Melodia_2019.htm.

Disponibilização do programa atualizado, bem como do texto base de organização do seminário.

Estudar a Prosódia: viagem pelo programa e apresentação ilustrativa de domínios de investigação experimental com resultados de alguns estudos.

 

Leituras: Frota (2011): secções 3, 4, e 5; Mateus et al. (2004): pp. 1059-60, 1066-1076; Frota (2000): cap. 1; Nespor & Vogel (2007): caps. 1-2.