Sumários

Apresentação e programação do semestre

26 Janeiro 2021, 14:00 Maria João dos Reis de Freitas

1. Apresentação e programação do semestre.

2. Salas Zoom:


Terça-feira:  https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85800384314?pwd=bGdaMGoybTNmeTJEOFlCL0lyRyszQT09



Sexta-feira:  https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82248014048?pwd=Z1VnWWwvQ0xZVzV0ZHdoaVUzS2dHUT09



3. Programa e avaliação (aprovada pelos alunos):

Universidade de Lisboa

Faculdade de Letras

Departamento de Linguística Geral e Românica

Área de Ciências da Linguagem

Docente: Maria João Freitas

 

Fonologia

Ano Letivo 2020/2021

 

Objetivos

A disciplina tem como objetivos centrais:

 

(i) promover a apreensão da dimensão sonora da língua enquanto objeto de estudo e instrumento de comunicação;

(ii) consolidar e alargar conhecimentos sobre a estrutura sonora das línguas adquiridos em unidades curriculares anteriores;

(iii) apresentar os instrumentos gramaticais básicos para a descrição das propriedades fonológicas das línguas;

(iv) refletir sobre aspetos universais e idiossincráticos da fonologia das línguas naturais;

(v) proceder à descrição de vários aspetos da estrutura fonológica do português;

(vi) promover o trabalho de organização e análise de dados fonológicos numa perspetiva comparada;

(vii) praticar a análise fonológica da língua.

 

 

Programa

1. A representação dos sons da fala

1.1.   Relação entre os sons da fala e a sua representação ortográfica

1.2.   Alfabeto Fonético Internacional e transcrição fonética

 

2. Do inventário fonético ao fonológico

2.1. Bases fonéticas para a classificação dos sons da fala

2.2. Critérios de identificação das unidades fonológicas

2.3. Análise das unidades fonológicas

 

3. O sistema segmental do português

3.1. Distribuição das unidades fonológicas

3.2. Representação das propriedades internas das unidades fonológicas

3.3. Processos fonológicos

 

4. Aspetos da organização prosódica do português

4.1. Sílaba

4.2. Acento de palavra

 

Avaliação

(i) A avaliação é feita em função da nota numérica obtida em três fichas realizadas em aula (50%) e de um teste final (50%), sendo valorizados outros elementos de avaliação contínua resultantes da participação na aula (trabalhos de casa, exercícios em aula, assiduidade e evolução dos conhecimentos apreendidos e exibidos em aula). O teste final será realizado no dia 18 de maio, em aula (plano alterável em função de confinamentos decretados pelo Governo da República Portuguesa e/ou de instruções da FLUL/UL).

 

(ii) Todos os alunos devem realizar a totalidade das provas, independentemente do seu estatuto.

 

(iii) Os alunos com estatuto especial de avaliação devem definir com a docente, nas duas primeiras semanas, os detalhes relativos à sua avaliação (outros elementos de avaliação e encontros para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento do respetivo trabalho).

 

 

Horário de atendimento

2 horas por semana (gabinete 2 do Departamento de Linguística Geral e Românica / em sala Zoom a indicar), com marcação prévia.

 

Bibliografia

Andrade, E. d' (1977) Aspects de  la Phonologie (Générative) du Portugais. Lisboa: CLUL/INIC.

Barbosa, J. Morais (1994) Introdução ao Estudo da Fonologia e Morfologia do Português. Coimbra: Almedina.

Bisol, L. (2005) Introdução a Estudos de Fonologia do Português Brasileiro. Porto Alegre: EDIPUCRS.

Chomsky, N. & M. Halle (1968) The Sound Pattern of English. New Yourk: Harper & Row.

Duarte, I. (2000) Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta, Capítulo 5.

Freitas, M. J., C. Rodrigues, T. Costa e A. Castelo (2012) Os sons que estão dentro das palavras. Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Edições Colibri, APP.

Freitas, M. & A. L. Santos (2001) Contar (Histórias de) Sílabas. Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Edições Colibri, APP.

Goldsmith, J., J. Riggle & A. Yu (2011) The Handbook of Phonological Theory (second edition). Oxford: Wiley-Blackwell.

Gussenhoven, C. & H. Jacobs (2005) Understanding Phonology. London, New York: Arnold.

de Lacy, P. (2007) Handbook of Phonological Theory. Cambridge, MA: Cambridge University Press.

Jakobson, R., G. Fant & M. Halle (1952) Preliminaries to Speech Analysis. The Distinctive Features and their Correlates. Cambridge, MA: The MIT Press.

Ladefoged, P. & I. Maddieson (1996) The Sounds of the World’s Languages. Oxford: Blackwell

Mateus, M. H. M. (1975) Aspectos da Fonologia Portuguesa. Lisboa: CLUL/INIC.

Mateus, M. H. M., A. Brito, I, Duarte, I. Faria, S. Frota, G. Matos, F. Oliveira, M. Vigário & A. Villalva (2003) Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa : Ed. Caminho, 6ª edição.

Mateus, M. H., I. Falé & M. J. Freitas (2016) Fonética e Fonologia e do Português. Lisboa: Universidade Aberta.

Mateus, M. H. & E. d'Andrade (2000) The Phonology of Portuguese. Oxford: OUP.

Viana, A. Gonçalves (1883/1973) Estudos de Fonética Portuguesa. Lisboa: Imprensa Nacional. 1ª edição em Francês, Essai de Phonétique et de Phonologie de la Langue Portugaise d’ après le Dialecte Actuel de Lisbonne. Romania, t. XII. Paris.

 

 

Sites úteis

The Linguist List: http://linguistlist.org/

Fontes fonéticas: www.sil.org/computing/fonts/encore-ipa.html

Outros recursos:

http://www.fl.ul.pt/LaboratorioFonetica/formacao.html

http://www.sil.org/mexico/ling/glosario/e005bi-organsart.htm

http://bach.arts.kuleuven.be/MOAP/

http://www.sfs.uni-tuebingen.de/~cebert/teaching/11PhonPhon/handout03a.pdf

http://ling.uta.edu/~ashley/3330/Links.html

http://liceu.uab.es/~joaquim/phonetics/fon_gen/Bib_fon_gen.html

http://www.phonetics.ucla.edu/vowels/contents.html

 



Apresentação e programação do semestre

26 Janeiro 2021, 12:30 Maria João dos Reis de Freitas

1. Apresentação e programação do semestre.

2. Salas Zoom:


Terça-feira:  https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85800384314?pwd=bGdaMGoybTNmeTJEOFlCL0lyRyszQT09



Sexta-feira:  https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82248014048?pwd=Z1VnWWwvQ0xZVzV0ZHdoaVUzS2dHUT09



3. Programa e avaliação (aprovada pelos alunos):

Universidade de Lisboa

Faculdade de Letras

Departamento de Linguística Geral e Românica

Área de Ciências da Linguagem

Docente: Maria João Freitas

 

Fonologia

Ano Letivo 2020/2021

 

Objetivos

A disciplina tem como objetivos centrais:

 

(i) promover a apreensão da dimensão sonora da língua enquanto objeto de estudo e instrumento de comunicação;

(ii) consolidar e alargar conhecimentos sobre a estrutura sonora das línguas adquiridos em unidades curriculares anteriores;

(iii) apresentar os instrumentos gramaticais básicos para a descrição das propriedades fonológicas das línguas;

(iv) refletir sobre aspetos universais e idiossincráticos da fonologia das línguas naturais;

(v) proceder à descrição de vários aspetos da estrutura fonológica do português;

(vi) promover o trabalho de organização e análise de dados fonológicos numa perspetiva comparada;

(vii) praticar a análise fonológica da língua.

 

 

Programa

1. A representação dos sons da fala

1.1.   Relação entre os sons da fala e a sua representação ortográfica

1.2.   Alfabeto Fonético Internacional e transcrição fonética

 

2. Do inventário fonético ao fonológico

2.1. Bases fonéticas para a classificação dos sons da fala

2.2. Critérios de identificação das unidades fonológicas

2.3. Análise das unidades fonológicas

 

3. O sistema segmental do português

3.1. Distribuição das unidades fonológicas

3.2. Representação das propriedades internas das unidades fonológicas

3.3. Processos fonológicos

 

4. Aspetos da organização prosódica do português

4.1. Sílaba

4.2. Acento de palavra

 

Avaliação

(i) A avaliação é feita em função da nota numérica obtida em três fichas realizadas em aula (50%) e de um teste final (50%; dia 18 de maio), sendo valorizados outros elementos de avaliação contínua resultantes da participação na aula (trabalhos de casa, exercícios em aula, assiduidade e evolução dos conhecimentos apreendidos e exibidos em aula). O teste final será realizado no dia 18 de maio, em aula (plano alterável em função de confinamentos decretados pelo Governo da República Portuguesa e/ou de instruções da FLUL/UL).

 

(ii) Todos os alunos devem realizar a totalidade das provas, independentemente do seu estatuto.

 

(iii) Os alunos com estatuto especial de avaliação devem definir com a docente, nas duas primeiras semanas, os detalhes relativos à sua avaliação (outros elementos de avaliação e encontros para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento do respetivo trabalho).

 

 

Horário de atendimento

2 horas por semana (gabinete 2 do Departamento de Linguística Geral e Românica / em sala Zoom a indicar), com marcação prévia.

 

Bibliografia

Andrade, E. d' (1977) Aspects de  la Phonologie (Générative) du Portugais. Lisboa: CLUL/INIC.

Barbosa, J. Morais (1994) Introdução ao Estudo da Fonologia e Morfologia do Português. Coimbra: Almedina.

Bisol, L. (2005) Introdução a Estudos de Fonologia do Português Brasileiro. Porto Alegre: EDIPUCRS.

Chomsky, N. & M. Halle (1968) The Sound Pattern of English. New Yourk: Harper & Row.

Duarte, I. (2000) Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta, Capítulo 5.

Freitas, M. J., C. Rodrigues, T. Costa e A. Castelo (2012) Os sons que estão dentro das palavras. Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Edições Colibri, APP.

Freitas, M. & A. L. Santos (2001) Contar (Histórias de) Sílabas. Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Edições Colibri, APP.

Goldsmith, J., J. Riggle & A. Yu (2011) The Handbook of Phonological Theory (second edition). Oxford: Wiley-Blackwell.

Gussenhoven, C. & H. Jacobs (2005) Understanding Phonology. London, New York: Arnold.

de Lacy, P. (2007) Handbook of Phonological Theory. Cambridge, MA: Cambridge University Press.

Jakobson, R., G. Fant & M. Halle (1952) Preliminaries to Speech Analysis. The Distinctive Features and their Correlates. Cambridge, MA: The MIT Press.

Ladefoged, P. & I. Maddieson (1996) The Sounds of the World’s Languages. Oxford: Blackwell

Mateus, M. H. M. (1975) Aspectos da Fonologia Portuguesa. Lisboa: CLUL/INIC.

Mateus, M. H. M., A. Brito, I, Duarte, I. Faria, S. Frota, G. Matos, F. Oliveira, M. Vigário & A. Villalva (2003) Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa : Ed. Caminho, 6ª edição.

Mateus, M. H., I. Falé & M. J. Freitas (2016) Fonética e Fonologia e do Português. Lisboa: Universidade Aberta.

Mateus, M. H. & E. d'Andrade (2000) The Phonology of Portuguese. Oxford: OUP.

Viana, A. Gonçalves (1883/1973) Estudos de Fonética Portuguesa. Lisboa: Imprensa Nacional. 1ª edição em Francês, Essai de Phonétique et de Phonologie de la Langue Portugaise d’ après le Dialecte Actuel de Lisbonne. Romania, t. XII. Paris.

 

 

Sites úteis

The Linguist List: http://linguistlist.org/

Fontes fonéticas: www.sil.org/computing/fonts/encore-ipa.html

Outros recursos:

http://www.fl.ul.pt/LaboratorioFonetica/formacao.html

http://www.sil.org/mexico/ling/glosario/e005bi-organsart.htm

http://bach.arts.kuleuven.be/MOAP/

http://www.sfs.uni-tuebingen.de/~cebert/teaching/11PhonPhon/handout03a.pdf

http://ling.uta.edu/~ashley/3330/Links.html

http://liceu.uab.es/~joaquim/phonetics/fon_gen/Bib_fon_gen.html

http://www.phonetics.ucla.edu/vowels/contents.html