Objetivos:(i) Promover a apreensão da dimensão sonora da língua enquanto objecto de estudo e instrumento fundamental de comunicação;(ii) Consolidar e alargar conhecimentos sobre a estrutura sonora das línguas adquiridos em disciplinas anteriores;(iii) Apresentar os instrumentos gramaticais básicos para a descrição das propriedades fonológicas das línguas;(iv) Refletir sobre aspetos universais e idiossincráticos da fonologia das línguas naturais;(v) Proceder à descrição dos vários aspectos da estrutura fonológica do português;(vi) Promover o trabalho de organização e análise de dados fonológicos numa perspetiva comparada;(vii) Praticar a análise fonológica da língua.Programa resumido:1. Aspetos segmentais e sua representação 1.1. identificação de inventários fonético e fonológico 1.2. representação da estrutura dos segmentos em traços distintivos1.3. identificação e descrição de processos fonológicos2. Aspetos suprassegmentais 2.1. sílaba2.2. acento de palavra3. Interação dos vários níveis de representação no funcionamento das propriedades fonológicas dos sistemas linguísticos. 
Embora o trabalho de descrição das propriedades fonológicas dos sistemas linguísticos se centre no português, exemplificação proveniente de outras línguas será usada para proceder à observação comparada de aspectos fonológicos universais e de outros específicos de alguns sistemas linguísticos.
Bibliografia e elementos de estudo:Andrade, E. d' (1977). Aspects de la Phonologie (Générative) du Portugais. Lisboa: CLUL/INIC.Barbosa, J. Morais (1994). Introdução ao Estudo da Fonologia e Morfologia do Português. Coimbra: Almedina.Clements, G. e E. Hume (1995). "The Internal Organization of Speech Sounds", in GOLDSMITH, J. (ed.) 1995: The Handbook of Phonological Theory, 7, p. 245-317.Faria, I., E. Pedro, I. Duarte & C. Gouveia (eds) (1996). Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Ed. Caminho.Freitas, M. J., C. Rodrigues, T. Costa e A. Castelo (2012) Os sons que estão dentro das palavras. Cadernos de Língua Portuguesa, Edições Colibri, APP, Lisboa.Gussenhoven, C. & H. Jacobs (1998/2005). Understanding Phonology. London, New York: Arnold.Mateus, M. H. M. (1975) Aspectos da Fonologia Portuguesa. Lisboa: CLUL/INIC.Mateus, M. H. M., A. Brito, I, Duarte, I. Faria, S. Frota, G. Matos, F. Oliveira, M. Vigário & A. Villalva (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Ed. Caminho, 6ª edição.Mateus, M. H., I. Falé & M. J. Freitas (2005 [2016]). Fonética e Fonologia e do Português. Lisboa: Univ. Aberta.Mateus, M. H. & E. d'Andrade (2000). The Phonology of Portuguese. Oxford: OUP.Odden, D. (2005). Introducing Phonology, Cambridge Introductions to Language and Linguistics, Cambridge: CUP.Viana, A. Gonçalves (1973) Estudos de Fonética Portuguesa. Lisboa: Imprensa Nacional.
Página de e-learning – diversos materiais disponibilizados ao longo do semestre.Textos de leitura complementar serão sugeridos em aula.

Critérios de avaliação:A avaliação é feita em função da nota numérica obtida em duas fichas realizadas em aula (40%) e de um teste (50%), com a ponderação de outros elementos de avaliação resultantes da participação na aula (trabalhos de casa, exercícios, assiduidade e evolução dos conhecimentos apreendidos e exibidos em aula) – 10%.Todos os alunos devem realizar a totalidade das provas, independentemente do seu estatuto.Os alunos com estatuto especial de avaliação devem definir com a professora, individualmente e até ao fim de setembro, os detalhes relativos à sua avaliação (que inclui ainda outros elementos de avaliação, reuniões para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento do respectivo trabalho). Elementos de avaliação presenciais:Ficha 1 – 2 de novembro 2021Ficha 2 – 30 de novembro 2021Teste 1 – 14 de dezembro 2021Acompanhamento e atendimento dos alunos: reuniões zoom em horário a definir com cada aluno.Requisitos: Preferencialmente, os alunos devem ter já concluído O Estudo da Linguagem Humana e Compreensão e Produção do Português.