Xenofonte, Ciropedia I, 3, 2

6 Outubro 2015, 08:00 Rui Carlos Fonseca

A oração subordinada circunstancial causal. Duas construções do infinitivo: infinitivo na dependência de um outro verbo; infinitivo como predicado de uma oração subordinada completiva infinitiva. Terceira declinação – substantivos de tema em -ρ sincopado: o acento recessivo, a síncope, o -ρ interconsonântico (-ρα), alternância vocálica qualitativa e quantitativa.

Leitura, tradução e análise de Xenofonte, Ciropedia I, 3, 2. O dativo de relação ou referência. Regra de acentuação das enclíticas: palavra proparoxítona com acento agudo suplementar na última sílaba quando seguida de enclítica. Sistematização das terminações dos particípios: particípio do verbo εἰμι, de verbos contractos, do perfeito médio-passivo. Iniciação ao estudo do modo optativo: terminações verbais do presente nas vozes activa e médio-passiva. Oração subordinada relativa. Sujeito no neutro plural a concordar com um predicado no singular.

Realização de uma ficha de vocabulário sobre Xenofonte, Ciropedia I, 2, 1 e Ciropedia I, 3, 1.

Ficou agendada a primeira sessão de tutoria para o dia 9 de Outubro de 2015 (sexta-feira), às 17h, junto ao Departamento de Estudos Clássicos.