Not Taught.

16 Fevereiro 2016, 10:00 Fotini Hadjittofi

A aula não foi leccionada porque os alunos não compareceram.

Programa da cadeira:

1. Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

Ao completar com sucesso esta unidade curricular, os alunos irão ser capazes de ler e traduzir de forma independente uma vasta gama de textos gregos em prosa que abrangem desde o arcaico até ao período imperial. Os estudantes terão uma firme compreensão de fenómenos gramaticais complicados, como o discurso indirecto e as frases subordinadas no contexto do discurso indirecto. Os estudantes sensibilizar-se-ão às nuances do estilo em obras em prosa e, no final da unidade, terão adquirido uma compreensão da linguagem de forma que possam produzir uma tradução grega gramaticalmente correcta de um texto em português.

 

2. Conteúdos programáticos:

Os textos a serem estudados nesta unidade curricular são: 1. excertos da obra de Heródoto na primeira metade do semestre e 2. uma obra completa de Plutarco (Consolatio ad Uxorem) e, eventualmente, excertos de outras obras do mesmo autor.

 

3. Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Os principais métodos de ensino são as aulas de exposição (a parte teórica da aula, em que os fenómenos gramaticais são explicados), a auto-aprendizagem (a preparação de traduções para apresentação nas aulas) e o trabalho em grupo (com os alunos a comentar sobre as traduções e resolver exercícios de gramática nas aulas). Os alunos serão incentivados a usar recursos on-line, tais como dicionários e outras ferramentas gramaticais. O desempenho dos alunos será avaliado por dois exames (um com um texto desconhecido de Heródoto, em que os alunos poderão usar um dicionário, e outro com um texto conhecido de Plutarco e sem uso de dicionário), um trabalho de casa (com exercícios de gramática e sintaxe e retroversão) e a assiduidade e participação nas aulas.

 

 

4. Bibliografia principal

 

1. Textos – Edições

BABBIT, F.C., Plutarch’s Moralia, Loeb, 1959-2004. – 16 vol.

ROSÉN, H.B., Herodoti, Historiae, Leipzig: Teubner, 1987. – 2 vol. 

 

2. Dicionários

LIDELL, H.G. - SCOTT, R. - JONES, S., A Greek-English Lexicon & revised Supplement, Oxford: Clarendon Press, 1996.

POWELL, J.E., A lexicon to Herodotus, Cambridge: University Press, 1938.

 

3. Gramática – Sintaxe

HUMBERT, J., Syntaxe grecque, Paris: Klincksieck, 1972.

SCHWYZER, E. Griechische Grammatik, München: Beck, 1939-1971. – 4 vol.