Sumários

PAUSA DE CARNAVAL

15 Fevereiro 2021, 11:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Pausa de Carnaval.


Heródoto

11 Fevereiro 2021, 11:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Hdt. 2. 121.α.1-3: leitura, análise sintáctica e tradução. Realce dado a dativo de posse, infinitivo com valor consecutivo, genitivo absoluto, oração circunstancial final, os valores circunstanciais do particípio (temporal e condicional).

Entrega de uma terceira ficha de trabalho com texto de Heródoto.


Heródoto

10 Fevereiro 2021, 11:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Correcção da segunda ficha de trabalho com texto de Heródoto. A ficha foi enviada pelos alunos para o email institucional da docente e reenviada por esta depois de avaliada. A ficha continha tradução, análise morfológica de casos e de formas verbais; análise sintáctica de casos e de modos, e exercícios, que consistiam numa versão, na conjugação do verbo οιδα no perfeito do indicativo e na identificação de uma anástrofe. O texto da ficha era de Hdt. 2.100.


Heródoto

8 Fevereiro 2021, 11:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Hdt. 2.119 (conclusão): leitura, análise sintáctica e tradução. As construções idiomáticas de ἔχω: com infinitivo, “poder”; com interrogativa indirecta, “saber”; com advérbio, “ser” e outras acepções particulares deste verbo. Correcção da primeira ficha que os alunos digitalizaram e enviaram previamente para email e que a docente reenviou classificada. A ficha continha texto de Heródoto 2.111 (história de Féron). Na ficha pedia-se análise sintáctica de casos e justificação de modos, além da tradução. Realce dado ao genitivo de experiência e ao dativo de circunstância concomitante. 

Envio de uma segunda ficha com texto de Heródoto.


Heródoto

4 Fevereiro 2021, 11:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Hdt. 2.117-119.2: leitura, análise sintáctica e tradução. Realce dado aos seguintes tópicos gramaticais: a oração completiva integrante, o uso de χαιρέτω com valor interjectivo; a interrogativa indirecta introduzida por εἰ; os genitivos de origem, conteúdo, objectivo e separação ou afastamento; o infinitivo histórico como predicado de uma subordinada circunstancial e como predicado de uma subordinante.