Sumários

Heródoto

8 Fevereiro 2022, 16:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Entrega e correcção da ficha nº 2 do manual com texto de Hdt. 2.139.

A docente marcou como trabalho de casa para entregar a realização das fichas nº 3 e 4 do manual.


Heródoto

3 Fevereiro 2022, 16:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Conclusão do estudo de Hdt 8.65: leitura, análise gramatical e tradução. Elaboração de uma versão conforme se encontra no manual (texto nº 5, p.11).

Entrega e correção da ficha nº 1 do manual disponível online (Hdt. 2.174). A ficha continha análise de casos e justificação de modos verbais, além de tradução, exercícios e análise dialectal.


Heródoto

1 Fevereiro 2022, 16:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Hdt. 2.181 (o casamento de Amásis): leitura, análise gramatical e tradução. A explicação da hendíades. As repetições de lemas e as marcas de oralidade. Início do estudo de 8.65 (uma nuvem de pó) com a leitura e análise sintática e tradução da primeira frase.



Heródoto

27 Janeiro 2022, 16:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Hdt. 2.172 e 100: leitura, análise gramatical e tradução. 

A docente pediu a realização das fichas nº 1 e 2 do manual disponível online.


Programa, avaliação, bibliografia. Início do estudo de Heródoto

25 Janeiro 2022, 16:00 Ana Alexandra Alves de Sousa


Conteúdos programáticos

I.                    Os dialetos:

1.      O dialeto eólico

2.      O dialeto dórico

 

II.                 Métrica

1.      O dístico elegíaco

2.      O senário jâmbico

 

III.              Fonética e morfologia

1.        A psilose, a apócope e as assimilações no eólico e no dórico.

2.        O alongamento compensatório no eólico e no dórico.

3.        As mudanças de timbre no eólico e no dórico.

IV.              Sintaxe

1.      Os valores sintáticos do particípio.

2.      Os valores sintáticos do infinitivo.

3.      Desenvolvimento do estudo da oração completiva conjuncional:

3.1.  O optativo oblíquo

3.2.  Diferença entre ὡς e ὅτι

3.3.  O verbo de temor e receio subentendido

3.4.  A integrante de εἰ

4.      O valor aspetual da partícula ἄν: o irreal, o potencial e o eventual.

V.                Autores

1.      Heródoto (excertos).

2.      Fragmentos de Calino, Teógnis, Tirteu, Arquíloco, Semónides, Mimnermo, Sólon, Xenófanes, Álcman, Safo, Alceu, Íbico, Estesícoro, Anacreonte, Simónides.

 

A cadeira tem como objetivos:

1.         Consolidar e desenvolver os conhecimentos de língua grega adquiridos.

2.         Ampliar o domínio dos dialetos gregos.

3.         Memorizar vocabulário (500 palavras).

4.         Consolidar e ampliar a capacidade de traduzir em extensão.

 

 

Avaliação:

Em todas as aulas os alunos farão traduções de textos previamente trabalhados em casa. Além disso, realizarão fichas gramaticais de consolidação da língua. Estes trabalhos feitos em casa e em aula presencial terão a ponderação de 30%. Haverá dois exercícios escritos com a ponderação de 35% cada um. As ponderações podem ser alteradas, se as aulas deixarem de ser presenciais.

Bibliografia fundamental

 

Dicionários

AAVV (2021), The Cambridge Greek Lexicon, ed. J. Diggle Cambridge: Cambridge

University Press.

Bailly, A., Dictionnaire Grec-Français. Paris: Hachette.

Lidell, H.; Scott, R.; Jones, H.; McKenzie, R.; Gare, P. (1996), A Greek English Lexicon

 with a revised supplement. Oxford: Oxford Clarendon Press.

Montanari, F. (2004), Vocabolario della Lingua Greca. Greco Italiano. Seconda

Edizione in CD-Rom per windows con guida all’ uso e lessico di base. Torino:

Loescher Editore.

 

Sítios

The Online Liddell-Scott-Jones Greek-English Lexicon: http://stephanus.tlg.uci.edu/lsj/#eid=1&context=lsj

 

Estudos e Gramáticas

Adrados, Fr. R. (1992), Nueva Sintaxis del Griego Antiguo. Madrid: Gredos.

Alfageme, I. R. (2017), Gramática Griega.Madrid: Ediciones Complutense.

Boas, E.; Rijksbaron, A.; Huitink, L.; Bakker, M. (2019), The Cambridge Grammar of Classical Greek. Cambridge: Cambridge University Press.

Goodwin, W. W; Goodwin, Watson (2013), A Greek Grammar (Advanced Language).

New edition of the second revised edition. Bloomsbury: Bristol Classical Press.

Goodwin, W. W; Goodwin, Watson (2013), Syntax of the Moods and Tenses of the

Greek Verbs. New edition of the 1899 edition. Bloomsbury: Bristol Classical

Press.

Humbert, J.  (1972), Syntaxe grecque. Paris: Librairie Klincksieck.

Smith, H. W.  (1968), Greek Grammar. Cambridge: Harvard University Press.

 

Textos

Bowie, A. M. (2007), Herodotus: Histories. Book VIII. Cambridge: Cambridge

University Press.

Flower, M. A.; Marincola, J. (2002), Herodotus: Histories. Book IX. Cambridge:

Cambridge University Press.

Hornblower, S. (2013), Herodotus: Histories. Book V. Cambridge: Cambridge

University Press.

Hude, C. (1908), Herodoti Historiae. Oxford: Oxford Classical Texts.

Rocha Pereira, M. H. (1994, 2ª ed.), Poesia Grega Arcaica, Antologia. Coimbra,

Instituto de Estudos Clássicos.

West, M. L. (1972), Iambi et elegi Graeci, vol. 2. Oxford: Oxford Clarendon Press.

 Planificação e datas das avaliaçãoes escritas: 

De 25.01 a 17.03: Heródoto

22.03: Primeiro exercício escrito

De 24.03 a 05.05: Lírica

10.05: Segundo exercício escrito

12.05: Terceiro exercício escrito

A aula tutorial é nos dias de aula presencial, terminado o tempo da aula.

O manual com textos estabelecidos e anotados pela docente encontra-se em https://www.academia.edu/69977050/Manual_de_Grego_Her%C3%B3doto_e_L%C3%ADrica_Arcaica_com_Exerc%C3%ADcios_N%C3%ADvel_seis_semestral

Início do estudo de Heródoto: leitura da introdução do manual sobre as características da prosa deste autor e comentário.

Hdt. 2.111: leitura, análise gramatical e comentário dialetal e tradução.

Observação: a docente decidiu escrever os sumários desta cadeira, no presente semestre, segundo as normas do Novo Acordo Ortográfico.