Conteúdos programáticos |
1 - O continente africano. 2 - As grandes unidades do relevo. 3 - Dinâmica da atmosfera e os climas do continente africano; características, ritmos e classificação. 4 - A água no continente africano. 5 - Solos e vegetação natural em África. 6 - Recursos naturais e riscos naturais e/ou agravados pelo Homem: recursos hídricos; desflorestação; erosão dos solos; poluição e clima nas grandes cidades, perda de biodiversidade; desertificação. 7- Consequências potenciais da alteração do clima em curso no continente africano. 8 - Ambiente tropical e saúde: endemismos no continente africano
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Objetivos da unidade curricular e competências a adquirir |
Objetivos: • Compreender a especificidade e a relevância das condições biofísicas nos problemas ambientais, nos recursos e no desenvolvimento do continente africano. • Perceber os fundamentos da diversidade das paisagens africanas e da sua fragilidade. • Saber procurar e utilizar criticamente a documentação disponível sobre o ambiente biofísico africano • Saber ver as vantagens e limitações das várias perspetivas e métodos da Geografia Física e a sua adequação à resolução de problemas concretos no continente africano.
Competências:
• Familiarização com o vocabulário da Geografia Física • Reconhecimento do papel das condições biofísicas na construção de uma identidade territorial. • Conhecimento dos principais conceitos subjacentes aos grandes desafios ambientais/desenvolvimento atuais em África: escassez de água, mudanças climática, degradação dos solos e da qualidade do ar, desertificação; ambiente urbano, desflorestação.
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Bibliografia principal |
· Adams W, Goudie A, Orne A (ed.). 1999. The Physical Geography of Africa. Oxford Regional Environments. Oxford. · ELD Initiative & UNEP. 2015. The Economics of Land Degradation in Africa: Benefits of Action Outweigh the Costs. www.eld-initiative.org · Turyatunga F et al. 2013. Africa Environment Outlook 3. UNEP https://wedocs.unep.org/20.500.11822/8391 · Houérou H. 2009. Bioclimatology and Biogeography of Africa. Springer. · IPCC, 2014: Climate Change 2014: Synthesis Report. Contribution of Working Groups I, II and III to the Fifth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change.Geneva, Switzerland · Matondo JI, Alemaw BF, Sandwili (ed.). 2020. Climate variability and change in Africa. Springer. · Niang I, Ruppel OC, Abdrabo MA, Essel A, Lennard C, Padgham J, Urquhart P. 2014. Africa. In: Climate Change 2014: Impacts, Adaptation, and Vulnerability. · Strahler A. 2016. Introducing physical geography. John Wiley and Sons. · UNEP. 2014. Africa Mountains Atlas. United Nations Environment Programme (UNEP), Nairobi. · UNEP. 2010. Africa Water Atlas. Division of Early Warning and Assessment (DEWA). UNEP. Nairobi, Kenya. · UNEP. 2008. Freshwater Under Threat: Vulnerability Assessment of Freshwater Resources to Environmental Change – Africa. Nairobi, Kenya. · UNEP. 2008. Africa: Atlas of Our Changing Environment.Division of Early Warning and Assessment (DEWA). UNEP. Nairobi, Kenya · UNEP-WCMC. 2016. The State of Biodiversity in Africa: A mid-term review of progress towards the Aichi Biodiversity Targets. UNEP-WCMC, Cambridge, UK.
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Métodos de avaliação de conhecimentos e respetiva ponderação |
Avaliação Normal: 2 Testes de avaliação_____________________________________________35+35% 1 Trabalho prático com apresentação oral _____________________________20 % Assiduidade e Participação_________________________________________10 %
Estatuto especial: 2 Testes de avaliação____________________________________________40+40% 1 Trabalho prático com Apresentação oral ____________________________20 %
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