Conteúdos programáticos

 

1 - O continente africano.

2 - As grandes unidades do relevo.

3 - Dinâmica da atmosfera e os climas do continente africano; características, ritmos e classificação.

4 - A água no continente africano.

5 - Solos e vegetação natural em África.

6 - Recursos naturais e riscos naturais e/ou agravados pelo Homem: recursos hídricos; desflorestação; erosão dos solos; poluição e clima nas grandes cidades, perda de biodiversidade; desertificação.

7- Consequências potenciais da alteração do clima em curso no continente africano.

8 - Ambiente tropical e saúde: endemismos no continente africano

 

Objetivos da unidade curricular e competências a adquirir

Objetivos:

•         Compreender a especificidade e a relevância das condições biofísicas nos problemas ambientais, nos recursos e no desenvolvimento do continente africano.

•         Perceber os fundamentos da diversidade das paisagens africanas e da sua fragilidade.

•          Saber procurar e utilizar criticamente a documentação disponível sobre o ambiente biofísico africano

•          Saber ver as vantagens e limitações das várias perspetivas e métodos da Geografia Física e a sua adequação à resolução de problemas concretos no continente africano.

 

Competências:

 

•         Familiarização com o vocabulário da Geografia Física

•         Reconhecimento do papel das condições biofísicas na construção de uma identidade territorial.

•         Conhecimento dos principais conceitos subjacentes aos grandes desafios ambientais/desenvolvimento atuais em África: escassez de água, mudanças climática, degradação dos solos e da qualidade do ar, desertificação; ambiente urbano, desflorestação.

 

Bibliografia principal

·         Adams W, Goudie A, Orne A (ed.). 1999. The Physical Geography of Africa. Oxford Regional Environments. Oxford.

·         ELD Initiative & UNEP. 2015. The Economics of Land Degradation in Africa: Benefits of Action Outweigh the Costs. www.eld-initiative.org

·         Turyatunga F et al. 2013. Africa Environment Outlook 3. UNEP https://wedocs.unep.org/20.500.11822/8391

·         Houérou H. 2009. Bioclimatology and Biogeography of Africa. Springer.

·         IPCC, 2014: Climate Change 2014: Synthesis Report. Contribution of Working Groups I, II and III to the Fifth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change.Geneva, Switzerland

·         Matondo JI, Alemaw BF, Sandwili (ed.). 2020. Climate variability and change in Africa. Springer. 

·         Niang I, Ruppel OC, Abdrabo MA,  Essel A, Lennard C, Padgham J, Urquhart P. 2014. Africa. In: Climate Change 2014: Impacts, Adaptation, and Vulnerability.

·         Strahler A. 2016. Introducing physical geography. John Wiley and Sons.

·         UNEP. 2014. Africa Mountains Atlas. United Nations Environment Programme (UNEP), Nairobi.

·         UNEP. 2010. Africa Water Atlas. Division of Early Warning and Assessment (DEWA). UNEP. Nairobi, Kenya.

·         UNEP. 2008. Freshwater Under Threat: Vulnerability Assessment of Freshwater Resources to Environmental Change – Africa. Nairobi, Kenya.

·         UNEP. 2008. Africa: Atlas of Our Changing Environment.Division of Early Warning and Assessment (DEWA). UNEP. Nairobi, Kenya

·         UNEP-WCMC. 2016. The State of Biodiversity in Africa: A mid-term review of progress towards the Aichi Biodiversity Targets. UNEP-WCMC, Cambridge, UK.

 

 

Métodos de avaliação de conhecimentos e respetiva ponderação

Avaliação Normal:

2 Testes de avaliação_____________________________________________35+35%

1 Trabalho prático com apresentação oral _____________________________20 %

Assiduidade e Participação_________________________________________10 %

 

Estatuto especial:

2 Testes de avaliação____________________________________________40+40%

1 Trabalho prático com Apresentação oral ____________________________20 %