Apresentação e Introdução

16 Fevereiro 2017, 18:00 Carlos Guardado da Silva

Apresentação e Introdução                    

Apresentação da unidade curricular: Gestão de Bibliotecas Escolares.

Apresentação e discussão do programa da unidade curricular:

1 A evolução das bibliotecas escolares no contexto nacional

2 A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e o Plano Nacional de Leitura (PNL)

3. A Biblioteca Escolar no Contexto de Agrupamento/Escola

3.1 Missão e Objetivos

3.2 A articulação entre o projeto da Biblioteca Escolar e os projetos educativo e curriculares de Agrupamento/Escola e turma

4 A Organização e a gestão funcional e pedagógica dos recursos materiais da Biblioteca Escolar

4.1 Espaços, funções e serviços

4.2 Equipamentos e recursos materiais

4.3 Recursos Financeiros

4.4 Recursos Humanos

4.5 Gestão de coleções/da Informação

4.6 Os fluxos da informação

4.7 Estratégias de cooperação/Interação.

5 A Biblioteca no Centro da Vida Cultural da Escola

5.1 Animação na e da Biblioteca Escolar

5.2 Comunicação e Marketing na e da Biblioteca

5.3 A Biblioteca Escolar e a promoção do livro e da leitura

5.4 A Edição de informação escolar e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)

6 O Bibliotecário Escolar, Professor e Gestor da Informação

6.1 O Perfil do Professor Bibliotecário como agente da mudança organizacional

Comentário crítico da bibliografia de orientação. Discussão da avaliação (instrumentos, metodologia e os critérios): A avaliação da unidade curricular segue o regime de avaliação contínua adotado pela FLUL, sendo avaliada a assiduidade (10%) e a participação construtiva com pequenos trabalhos semanais de análise e comentário crítico (40%), a que se junta  outro elemento de avaliação final: a elaboração, em grupo, de um artigo científico sobre Bibliotecas Escolares (2 grupos de 2 e 3 elementos respetivamente, a somar ao docente), a efetuar durante o semestre, a concluir e a entregar até dia 31 de maio (máximo 20 p.) (50%): este poderá ser uma revisão da literatura internacional sobre Bibliotecas Escolares.