Apresentação e Introdução
16 Fevereiro 2017, 18:00 • Carlos Guardado da Silva
Apresentação e Introdução
Apresentação da unidade curricular: Gestão de Bibliotecas Escolares.
Apresentação e discussão do programa da unidade curricular:
1 A evolução das bibliotecas escolares no contexto nacional
2 A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e o Plano Nacional de Leitura (PNL)
3. A Biblioteca Escolar no Contexto de Agrupamento/Escola
3.1 Missão e Objetivos
3.2 A articulação entre o projeto da Biblioteca Escolar e os projetos educativo e curriculares de Agrupamento/Escola e turma
4 A Organização e a gestão funcional e pedagógica dos recursos materiais da Biblioteca Escolar
4.1 Espaços, funções e serviços
4.2 Equipamentos e recursos materiais
4.3 Recursos Financeiros
4.4 Recursos Humanos
4.5 Gestão de coleções/da Informação
4.6 Os fluxos da informação
4.7 Estratégias de cooperação/Interação.
5 A Biblioteca no Centro da Vida Cultural da Escola
5.1 Animação na e da Biblioteca Escolar
5.2 Comunicação e Marketing na e da Biblioteca
5.3 A Biblioteca Escolar e a promoção do livro e da leitura
5.4 A Edição de informação escolar e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
6 O Bibliotecário Escolar, Professor e Gestor da Informação
6.1 O Perfil do Professor Bibliotecário como agente da mudança organizacional
Comentário crítico da bibliografia de orientação. Discussão da avaliação (instrumentos, metodologia e os critérios): A avaliação da unidade curricular segue o regime de avaliação contínua adotado pela FLUL, sendo avaliada a assiduidade (10%) e a participação construtiva com pequenos trabalhos semanais de análise e comentário crítico (40%), a que se junta outro elemento de avaliação final: a elaboração, em grupo, de um artigo científico sobre Bibliotecas Escolares (2 grupos de 2 e 3 elementos respetivamente, a somar ao docente), a efetuar durante o semestre, a concluir e a entregar até dia 31 de maio (máximo 20 p.) (50%): este poderá ser uma revisão da literatura internacional sobre Bibliotecas Escolares.