Gestão Cultural : Interfaces do som, artes e narrativa

28 Setembro 2016, 12:00 Anabela Duarte

Clarificação de aspectos logisticos relacionados com inscrições, mudanças de horários e turmas: não se procede à marcação de teste e formação de grupos enquanto for desconhecido o número total de alunos na cadeira. A espera decorrerá até à primeira semana de Outubro, de acordo com os serviços académicos.
Oa alunos foram informados de que os textos de apoio se encontram na reprografia verde, pasta 14. Até agora são os seguintes:
. O Rei à Escuta, Calvino
. A Revolução Electrónica, W. Burroughs
. O Rei-Escuta, Teófilo Braga
Os sumários servem igualmente para a actualização da bibliografia a fotocopiar. Concluiu-se que a comunicação por e-mail será usada como reforço no que diz respeito a pedidos especiais no âmbito do programa. Os alunos devem preencher a sua ficha neste portal e juntar fotografia.

De seguida, apresentou-se pequeno texto da tradição oral portuguesa intitulado O Rei-Escuta e vários exemplos do processo de escuta na pintura desde o séc. XVII, nomeadamente obras de Nicholas Maes, Briton Riviere e Francisco Beda. Análise sumária do aparelho auditivo e analogias com o texto de Calvino, O Rei à escuta, do volume Sob o Sol Jaguar.

Realizaram-se exercícios de consciencialização e percepção auditiva com objectos sonoros trazidos pelos alunos. Foi condição sine qua non os alunos taparem os olhos com uma venda de forma a aumentarem a sua percepção e capacidade auditiva/sensorial e que os objectos fossem culturalmente reconhecíveis. Este reconhecimento e percepção cultural e sonora foram submetidos a escrutínio e análise por todos os envolvidos sob a direcção do professor.

Depois dos exercicios preliminares para a recepção da short-story de Calvino, procedeu-se à leitura conjunta do texto onde o elemento auditivo é primordial. A leitura em voz alta é um elemento fundamental para a percepção sonora do texto e da escrita, intensifica a experiência da palavra e da voz e é um instrumento privilegiado de individuação cultural.