Políticas Culturais II

26 Outubro 2016, 12:00 Anabela Duarte

- Análise da ópera de teatro musical Experimentum Mundi, 1981, do compositor italiano Giorgio Battistelli, uma dramaturgia do trabalho e da memória que constitui uma homenagem aos antígos ofícios e suas sonoridades: pasteleiros, sapateiros, amoladores, carpinteiros, tanoeiros, ferreiros, calceteiros, entre outros.
- Exploração das conexões do libreto com o iluminismo e os enciclopedistas Diderot e D'Alembert e a respectiva obra: Dictionnaire Raisonné des Sciences, des Arts et des Métiers.
- Relação entre cultura, Estado e identidade nacional, suas dinâmicas e contraste com a nova ordem social. Globalização, mundialização e internacionalização. O local.
- Análise do artigo de António Pinto Ribeiro intitulado "O que resta das políticas culturais".
- Construção das novas sociebilidades e políticas culturais - capítulo inserido no livro Novos Trilhos Culturais que se encontra na reprografia verde, pasta 14.
- A Sociedade dos Mass Media. Cultura nacional e diversidade cultural.
- Análise dos projectos "Centro de Inovação da Mouraria" e da AMAEI: Associação de Músicos, Artistas e Editores Independentes; "Porto Alegre", artigo crítico sobre a turisficação no Porto; "Chamem a polícia", videoclip do grupo rock Trabalhadores do Comércio; arte urbana de Miguel Januário e o seu projecto de intervenção artística anti-mercantilista "Mais Menos".

Teste ficou marcado em fins de Dezembro para dia 30 de Novembro. Apresentação dos trabalhos de grupo a 14 de Dezembro.