Sumários
Gerir a Cultura
14 Setembro 2022, 11:00 • Nelson Pinheiro Gomes
1. Gestão do Sector da Cultura
1.1. O sector das artes e da cultura: artes perfomativas, museus, património, entre outras.
1.2. A questão da ação social e artística para além do lucro.
1.3. A aplicação de perspetivas e ferramentas da gestão no contexto do sector das artes e da cultura.
2. Gestão Estratégica da Cultura
2.1. Exercícios de consultoria de análise cultural e estratégica.
2.2. A aplicação de métodos e perspetivas de análise cultural num contexto de gestão e de definição de estratégias.
Apresentação e discussão do programa da unidade curricular
13 Setembro 2022, 12:30 • Carlos Guardado da Silva
Apresentação e discussão do programa (com cronograma): Objetivos, conteúdos e bibliografia.
Discussão da avaliação dos alunos na unidade curricular: fixação e data, elementos e critérios de avaliação.
Avaliação contínua reforçada com momentos específicos de avaliação: (participação oral e assiduidade – 10%, exercício escrito – 30% e trabalho projeto,
desenvolvido em grupo, regra geral, de 4 elementos – 60%), e momentos (c/
registo das datas). O trabalho projeto consiste na conceção e na elaboração de um
produto cultural ou de uma entidade cultural, com apresentação em sala de aula (previamente agendada) nas últimas quatro aulas do semestre - dis 29/11, 6, 13 e 15/12. O Exercício escrito terá lugar nos dias 15/11 (1.ª chamada) ou 17/11 (2.ª chamada).
As aulas de 4 e 8/10 serão de trabalho tutorial: Dia 4/10 - A definição da missão, visão e valores (Entidade e
Serviço); a definição dos objetivos do projeto – trabalho em equipa; Dia 6/10 - Leitura
e análise do texto “Parte II” sobre o papel do Gestor Cultural em THOMAS,
David&PETERSON (2015)-MarkCross-Cultural-Management. 3.ªed. ed. Sage. [Existe 4th ed. 2017].
Hora de atendimento semanal - (terça-feira-16-18h) -, na
Sala do Programa em Ciência da Informação (Sala C136.B), mediante solicitação
prévia por email para carlosguardado@campus.ul.pt
Introdução à Gestão Cultural
12 Setembro 2022, 11:00 • Nelson Pinheiro Gomes
1. As principais questões do estado da arte da Gestão Cultural
1.1. A gestão das artes e do sector da cultura.
1.2. A gestão das Indústrias Criativas.
1.3. A gestão estratégica da cultura.
1.3. A gestão estratégica da cultura.
A UC vai promover duas temáticas para as diferentes atividades e os estudantes devem optar por uma: Temática 1 (Produção Cultural e Eventos); Temática 2 (Gestão Estratégica da Cultura).
Avaliação:
Elemento 1: 40% Teste Individual de Conhecimentos (26 de Outubro)
Elemento 2: 25% Análise Individual de dois Espaços Culturais/Criativos em Lisboa
Elemento 3: 25% Projeto em Grupo (ou) Exercício Individual de Estudo de Caso
Elemento 4: 10% Evento Space Messengers (14 de Outubro) - os estudantes que indicarem a sua indisponibilidade devem analisar 3 espaços no Elemento 2.
Avaliação:
Elemento 1: 40% Teste Individual de Conhecimentos (26 de Outubro)
Elemento 2: 25% Análise Individual de dois Espaços Culturais/Criativos em Lisboa
Elemento 3: 25% Projeto em Grupo (ou) Exercício Individual de Estudo de Caso
Elemento 4: 10% Evento Space Messengers (14 de Outubro) - os estudantes que indicarem a sua indisponibilidade devem analisar 3 espaços no Elemento 2.
Leituras Obrigatórias Temática 1:
Byrnes, W. (2009). Management and the Arts. Elsevier.
Byrnes, W. (2009). Management and the Arts. Elsevier.
Pick e Anderton (1999). Arts Administration. E&FN Spon.
Moore, E (2014). "Cultural and Creative Industries concept - historical perspective". Procedia, n.110.
Chong, D. (2002). Arts Management. Routledge.
Shone e Parry (2010). Successful Event Management. Cencage.
Leituras Obrigatórias Temática 2:
Byrnes, W. (2009). Management and the Arts. Elsevier.
Byrnes, W. (2009). Management and the Arts. Elsevier.
Pick e Anderton (1999). Arts Administration. E&FN Spon.
Moore, E (2014). "Cultural and Creative Industries concept - historical perspective". Procedia, n.110.
Heding et al. (2009). "The cultural approach" in Brand Management: Research, theory and practice. Routledge.
Holt e Cameron (2010). Cultural Strategy. Oxford University Press.