Sumários

A construção da História como ciência no século XIX: uma disciplina masculina

27 Setembro 2016, 18:00 Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues

A emergência da História “positivista” ou “metódica” por oposição à História Romântica então em voga e do Historiador como um profissional por oposição aos jornalistas, publicistas ou simples “curiosos”. A consagração das ciências ditas auxiliares da História: paleografia, diplomática, numismática, epigrafia, etc. O desenvolvimento das Universidades e Academias e a recusa do seu acesso às mulheres; restrições ao seu acesso às Bibliotecas, Museus e outros lugares de cultura erudita. O difícil percurso das mulheres que quiseram ser historiadoras profissionais.

 

Discussão do texto de Bonnie  G. Smith, “Gender, Objectivity and the Rise of Scientific History”, in W. Natter, Th. R. Schatzki, J. P. Jones III (ed.), Objectivity and its Other, New York/London, The Gilford Press, 1995, pp. 51-66.

 

Bibliografia:

Guy Bourdé e Hervé Martin, As Escolas Históricas, 2ª ed., Lisboa, Publicações Europa-América, 2003.

Peter Novick, That Noble Dream: The "Objectivity Question" and the American Historical Profession, Cambridge, Cambridge University Press, 1988.

Bonnie Smith, The Gender of History: Men, Women and Historical Practice, Cambridge, MA, 1998.


Apresentação

20 Setembro 2016, 18:00 Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues

Apresentação do programa, da bibliografia e do modo de avaliação. Apresentação dos alunos: seus percursos académicos e seus interesses intelectuais.

O programa, com a respectiva bibliografia, encontra-se disponível na página da FLUL (em "Programas das Unidades Curriculares 2016-2017) e na plataforma de e-learning (em "Género e História [16/17]").

A avaliação será contínua, baseada na participação dos alunos nos debates realizados na aula sobre textos previamente distribuídos (30%), e na realização de um ensaio de 15-20 páginas sobre um tema escolhido de comum acordo com a docente, apresentado numa aula e depois entregue por escrito (70%).
Os textos a discutir, assim como todos os documentos considerados pertinentes, serão disponibilizados na plataforma e e-learning.