Sumários
1 – A construção da História como ciência no séc. XIX: uma disciplina masculina.
26 Janeiro 2022, 18:00 • Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues
Apresentação
Apresentação do programa, da bibliografia e do modo de avaliação.
A avaliação será contínua, baseada na apresentação e questionamento, por cada estudante, de um dos textos propostos para leitura (20%), na sua participação nos debates dos restantes textos (10%), assim como na produção de um trabalho de 15-20 pp. sobre um tema escolhido (70%). O projeto desse trabalho deverá ser enviado por email à docente até ao dia 2 de abril de 2021 e apresentado na aula do dia 6 seguinte. O trabalho deverá ser apresentado nas aulas do dia 4 ou 11 de maio e a respetiva versão final enviada por email até 22 de maio.
Existe uma página na plataforma de e-learning referente a esta Unidade Curricular: Género e História [21/22]. Nela serão colocados todos os elementos de estudo necessários: programa, calendário, PDF das aulas, textos para debater, bibliografia de apoio, etc. O atendimento aos alunos será feito por teleconferência, mediante marcação prévia para: anarodrigues2@campus.ul.pt
1 – A construção da História como ciência no séc. XIX: uma disciplina masculina.
A emergência da História “positivista” ou “metódica” por oposição à História Romântica então em voga e do Historiador como um profissional por oposição aos jornalistas, publicistas ou simples “curiosos”. Os postulados e os métodos da história “científica”. A consagração das ciências ditas auxiliares da História: paleografia, diplomática, numismática, epigrafia, etc. O desenvolvimento das Universidades e Academias e a recusa do seu acesso às mulheres; restrições ao seu acesso às Bibliotecas, Museus e outros lugares de cultura erudita. O difícil percurso das mulheres que quiseram ser historiadoras profissionais.
Bibliografia:
BOURDÉ, Guy e Hervé Martin, As escolas históricas. Da Idade Média aos nossos dias, 3ª ed., Lisboa, Ed. Europa-América, 2012.
NOVICK, Peter, That Noble Dream: The "Objectivity Question" and the American Historical Profession, Cambridge, Cambridge University Press, 1988.
SMITH, Bonnie. The Gender of History: Men, Women and Historical Practice, Cambridge (MA), Harvard University Press, 1998.
SOUTHGATE, Beverley, History: What & Why? Ancient, Modern and Postmodern Perspectives, 2nd ed., London/New York, Routledge, 2001.