Sumários

Definição de conceitos: agency, poder, autoridade

20 Fevereiro 2020, 18:00 Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues

Apresentação e debate, pela docente e pelas alunas, dos textos de Kathy Krause, Amy Livingstone, Lois Huneycutt, Theresa Earenfight, Marie Kelleher, Penelope Nash, Tracy Adams e Elena Woodacre publicados no Medieval Feminist Forum em 2015, e que tratam de questões de autoridade, poder e "agency" das mulheres medievais.

 

Bibliografia: 

 

ADAMS, Tracy, “Powerful Women and Misogynistic Subplots: Some Comments on the Necessity of Checking the Primary Sources”, Medieval Feminist Forum, 2, 2015, pp. 69-81.

 

EARENFIGHT, Theresa, “Where Do We Go from Here? Some Thoughts on Power and Gender in the Middle Ages”, Medieval Feminist Forum, 2, 2015, pp. 116-131.

 

KELLEHER, Marie A., “What Do We Mean by “Women and Power”?”, , Medieval Feminist Forum, 2, 2015, pp. 104-115.

 

KRAUSE, Kathy M., “Beyond Women and Power: Looking Back and Moving Forward”, Medieval Feminist Forum, 2, 2015, pp 5-8.

 

HUNEYCUTT, Lois L., “Queenship Studies Come of Age”, Medieval Feminist Forum, 2, 2015, pp. 9-16.

 

LIVINGSTONE, Amy, “Recalculating the Equation: Powerful Women = Extraordinary”, Medieval Feminist Forum, 2, 2015, pp. 17-29.

 

NASH, Penelope, “Women and Power: Thoughts Arising Out of the Roundtable “Debating Women and Power in the Middle Ages”, International Medieval Congress, Leeds, 2014”, Medieval Feminist Forum, 2, 2015, pp. 39-60.

 

WOODACRE, Elena, “Contemplating Royal Women’s Access to Power and the Transition Between the Middle Ages and the “Monstrous Regiment” of the Early Modern Era”, Medieval Feminist Forum, 2, 2015, pp. 61-68.


Não houve aula

13 Fevereiro 2020, 18:00 Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues

Não houve aula, pela participação da docente num Congresso.


Da História do Homem à História das Mulheres e do Género

6 Fevereiro 2020, 18:00 Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues

A construção da História como ciência no séc. XIX: uma disciplina feita por homens, para homens e sobre o Homem. As causas do surgimento do interesse pelo estudo da Mulher nos anos 1960 nas Ciências Sociais e na História. Os movimentos europeus e americanos de Libertação das Mulheres e o surgimento do Feminismo. A fase contributiva ou de acumulação da História das Mulheres: o problema das fontes; os estudos sobre as pioneiras e as “grandes mulheres”; o papel da mulher na vida pública; a esfera privada e a “cultura feminina”. Os impasses da História das Mulheres e a viragem para a História do Género. As críticas e debates em torno do conceito de género. A abertura de novos campos de estudo sobre os Homens, LGBT+ e Queer.

 

Bibliografia

DOWNS, Laura Lee, Writing Gender History, London, Hodder Arnold, 2004 

 

LERNER, Gerda, The Majority Finds Its Past: Placing Women in History, Oxford, Oxford University Press, 1981 

 

PERROT, Michèle, Les femmes ou les silences de l'histoire, Paris, Flammarion, 1998 

 

SMITH, Bonnie G., “Gender, Objectivity and the Rise of Scientific History”, in W. Natter, Th. R. Schatzki, J. P. Jones III (eds.), Objectivity and its Other, New York/London, The Gilford Press, 1995, pp. 51-66.  

 

THÉBAUD, Françoise, Écrire l’histoire des femmes, 2e reimp., Lyon, ENS Editions., 2001.


Apresentação

30 Janeiro 2020, 18:00 Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues

Apresentação do programa da Unidade Curricular, da bibliografia e do modo de avaliação. 

Na Pós-graduação, a avaliação será contínua, baseada na apresentação e questionamento, por cada estudante, de um dos textos propostos para leitura (35%), na sua participação nos outros debates (15%) e na realização de um ensaio de 10-15 pp. sobre um tema escolhido (50%). No Mestrado, a avaliação será contínua, baseada na apresentação e debate de textos da época medieval ou da historiografia atual (30%) e na elaboração de um ensaio de 10-15 páginas sobre um tema escolhido previamente (70%). No Doutoramento, a ponderação desses elementos será, respetivamente, de 35% e 65%. 

Na plataforma de e-learning, serão disponibilizados os materiais necessários às sessões (PDF dos PPT apresentados nas aulas, textos para debater, etc.). 

O horário de atendimento da docente é às quartas-feiras, das 15:00 às 16:30, na sala 1.20. Outros horários para reuniões poderão ser disponibilizados mediante marcação prévia para anarodrigues2@campus.ul.pt.