Grego I (antiga designação: Iniciação à Língua Grega I)

2021-22

 

O objectivo desta unidade curricular é levar o aluno a aprender, de forma progressiva, noções básicas de fonética, morfologia e sintaxe do grego clássico.

Far-se-ão diversos exercícios de morfologia e sintaxe e trabalhar-se-ão autores como Esopo, Luciano, Longo, Novo Testamento, entre outros.

 

 

Conteúdos Programáticos

 

I.                    Letras, sílabas e acentos

1.      A grafia das letras gregas (minúsculas e maiúsculas)

2.      Os espíritos (brandos e ásperos)

3.      As vogais e ditongos: quantidades (breves e longas)

4.      A acentuação

5.      A pontuação

II.                 Fonética

1.      Estudo do grupo –NΣ- para a compreensão do acusativo do plural dos temas em –α e em –ο e da terceira pessoa do plural do presente do indicativo dos verbos em –ω.

2.      A contracção.

3.      A crase.

4.      A elisão.

5.      A aspiração de consoantes na elisão.

III.              Morfologia

1.      Nomes de temas em -α e em -ο: substantivos e adjectivos.

2.      Os graus dos adjectivos.

3.      A formação dos advérbios de modo e os seus graus.

4.      Conjugação dos verbos em -ω, não contractos e contractos, nos modos indicativo e infinitivo nos seguintes tempos:

4.1.Presente.

4.2.Imperfeito.

4.3.Imperfeito.

4.4.Aoristo.

5.      Os pronomes:

5.1.Pessoais

5.2.Demonstrativos

5.3.Relativos

IV.              Sintaxe

1.      Noções básicas sobre as seguintes orações circunstanciais:

1.1.Causais.

1.2.Temporais.

1.3.Condicionais.

1.4.Consecutivas.

1.5.Comparativas.

2.       Noções básicas sobre as orações completivas:

2.1. A oração integrante.

2.2.A oração infinitiva.

2.3.A oração interrogativa indirecta.

3.       A oração relativa: noções básicas.

4.      A sintaxe do nome:

4.1.O lugar

4.2.O tempo

4.3.A companhia

4.4.O meio

4.5.O assunto

4.6.A causa

4.7.O agente da passiva

4.8.Genitivo de separação ou afastamento

4.9.Acusativo de relação

4.10.       Genitivo partitivo

 

 

A cadeira tem como objectivos:

1.      Adquirir os conhecimentos iniciais de língua grega.

2.      Iniciar a aquisição de vocabulário.

3.      Tornar o aluno capaz de fazer traduções de textos simples.

 

Avaliação:

Em todas as aulas os alunos apresentarão as suas traduções e a sua análise gramatical dos textos disponibilizados pela docente. Além disso, realizarão exercícios de morfologia verbal e de sintaxe para consolidar as bases da língua que são ensinadas em aula. Estes trabalhos feitos em casa e em aula presencial terão a ponderação de 30%. Haverá dois exercícios escritos obrigatórios, com a ponderação de 30% e 40% (o primeiro terá menor ponderação). As ponderações podem ser alteradas, se as aulas deixarem de ser presenciais.

 

Bibliografia fundamental

Dicionários

A. Bailly, Dictionnaire Grec-Français. Paris: Hachette.

A. Bailly, Abrégé du Dictionnaire Grec-Français. Paris: Hachette.

H. Lidell, R. Scott, H. Jones, R. McKenzie, P. Gare (1996), A Greek English Lexicon with a revised supplement. Oxford: Oxford Clarendon Press.

Fr. Montanari (2004), Vocabolario della Lingua Greca. Greco Italiano. Seconda Edizione in CD-Rom per windows con guida all’ uso e lessico di base, Torino: Loescher Editore.

 

Observação: Recomenda-se a aquisição do dicionário destacado.

 

Sítios

The Online Liddell-Scott-Jones Greek-English Lexicon: http://stephanus.tlg.uci.edu/lsj/#eid=1&context=lsj

 

Estudos e Gramáticas

Adrados, Fr. R. (1992), Nueva Sintaxis del Griego Antiguo. Madrid: Gredos.

Alfageme, I. R. (2017). Gramática Griega. Madrid: Ediciones Complutense.

Goodwin, W. W; Goodwin, Watson (2013). A Greek Grammar (Advanced Language).

 New edition of the second revised edition. Bloomsbury: Bristol Classical Press.

Goodwin, W. W; Goodwin, Watson (2013), Syntax of the Moods and Tenses of the

Greek Verbs. New edition of the 1899 edition. Bloomsbury: Bristol Classical

Press.

Humbert, J.  (1972), Syntaxe grecque. Paris: Librairie Klincksieck.

Ragon, E. (1991), Grammaire Grecque, entièrement refondue par A. Dain, J. A. de

Foucault, P. Poulain. Paris: J. de Gigord Nathan.

Smith, H. W.  (1968), Greek Grammar. Cambridge: Harvard University Press.

 

Observação: Recomenda-se a aquisição do dicionário destacado.

 

 

Textos

Serão disponibilizados pela docente segundo uma metodologia de aprendizagem progressiva.

 

 

 

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