Unidade Curricular | Course Unit
Gestão de Sistemas de Informação |
Código da Unidade Curricular | Course ID
CDI5.555907 |
ECTS | Credits
6 |
Ciclo de Estudos | Level
2º |
Semestre | Semester
2º |
Docente(s) | Instructor(s)
Carlos Guardado da Silva |
Língua de ensino | Language of instruction
Português |
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)
1. UC ‘Gestão de sistemas de informação’ (GSI): origens e evolução. 2. Da Teoria Sistémica aos sistemas de informação (SI). 2.1.A Teoria Geral do Sistemas (L. Bertalanffy) e o desenvolvimento da abordagem sistémica. 2.2.Conceito de sistema e princípios da teoria sistémica. 2.3.Caracterização de Sistemas. 3. Planeamento (estratégico) de SI. Análise estratégica: o uso de fatores críticos de sucesso e a ferramenta Balanced Scorecard, a análise SWOT e o Modelo das cinco Forças de Porter (Competitive Forces), a cadeia de valor. 4. A Análise do contexto (interno e externo) organizacional. 5. A estratégia organizacional para a informação. 6. A estratégia do negócio. 7. A gestão dos recursos humanos do SI. 8. A gestão dos recursos infraestruturais, financeiros e tecnológicos. 9. A comunicação (do SI organizacional). 10. A gestão do risco: planeamento e controlo de operações. 11. Avaliação do SGI. 12. A auditoria aos sistemas: uma forma de avaliação e melhoria contínua. 13. A gestão do serviço de referência. |
Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)
Tendo presente os objetivos da UC, as aulas são teórico-práticas e os conteúdos, discutindo-os e cruzando as diversas metodologias, assim como da atenção dos alunos. Em cada aula, os alunos vão acompanhando o plano da UC, disponibilizado na primeira aula. O acompanhamento permanente dos trabalhos permite aos alunos e professor verificar e validar a aquisição de competências, assim como testar os conhecimentos adquiridos. A apresentação de case study permite transportar os alunos para um contexto real de aplicação dos conteúdos. O atendimento e o acompanhamento permanentes, presencial e remotamente, permitem aos alunos tirarem dúvidas, serem orientados nas leituras e nos respetivos trabalhos, que visam um maior aprofundamento de temas do programa, assim como desenvolver as suas capacidades de investigação. Os dois momentos formais de avaliação, com a ponderação de 40% e 60% respetivamente, permitem ao docente avaliar a aquisição de competências, em virtude dos objetivos da UC. |
Bibliografia (selection) | Readings (selection)
Alturas, B. (2013). Introdução aos Sistemas de Informação Organizacionais. Lisboa: Sílabo; António, N. S. (2015). Estratégia organizacional: do posicionamento ao movimento. 3.ª ed. rev. e aumentada. Sílabo; Bertalanffy, L. (2013). Teoria Geral dos Sistemas: Fundamentos, desenvolvimento, aplicações. 7.ª ed. Vozes; Giordano, D. A. (cop. 2015). Performing information governance: a step-by-step guide to making information governance work. IBM Press; Henriques, T. (2019). Gestão de sistemas de informação: frameworks, modelos e processos. FCA; Laudon, K. C. & Laudon, J. P. (2015). Management Information Systems: Managing the Digital Firm. 14th ed. Upper Saddle River (New Jersey): Prentice Hall; Ribeiro, F., Fernandes, M.E.M & Reimão, R. (2001). Universidade do Porto: estudo orgânico-funcional: modelo de análise para fundamentar o conhecimento do Sistema de Informação Arquivo. Porto: Reitoria da Universidade. Silva, C. G. (2019). Investigação em Ciência da Informação. Lisboa: Colibri. Teixeira, S. (2013). Gestão das Organizações. 3.ª ed. Lisboa: Escolar Editora. |