Docente: Carlos Guardado da Silva


Programa:
Na 1.ª aula:
Apresentação e discussão do programa da unidade curricular. Comentário crítico da bibliografia de orientação. Discussão da avaliação (instrumentos, metodologia e os critérios).
1.  

Contextualização histórica e enquadramento epistemológico, profissional e curricular da disciplina ‘Gestão de sistemas de informação’

Definição dos temas das apresentações orais.
2. 

A Análise do contexto (interno e externo) organizacional.

Missão, valores, cultura e estratégia da organização. As estruturas e as funções. Sistemas e fluxos de informação. As expetativas dos clientes internos e externos. Os requisitos do negócio, legais, éticos e de boas práticas.

3. 

A Análise do contexto (interno e externo) organizacional.

Missão, valores, cultura e estratégia da organização. As estruturas e as funções. Sistemas e fluxos de informação. As expetativas dos clientes internos e externos. Os requisitos do negócio, legais, éticos e de boas práticas.

4. 

Da Teoria Geral dos Sistemas aos sistemas de informação.

A Teoria Geral do Sistemas (Ludwig von Bertalanffy) e desenvolvimento da abordagem sistémica. 

Conceito de sistema e princípios da teoria sistémica. As componentes de um sistema. Hierarquia e tipologia de sistemas. Caracterização dos Sistemas.

5. 

Planeamento (estratégico) de sistemas de informação.

Distinção entre planeamento dos sistemas de Informação e planeamento estratégico dos sistemas de informação. O Planeamento Estratégico na organização. O papel dos Sistemas de Informação e da Tecnologia da informação nas Organizações. Da Era dos Sistemas de Informação Estratégicos à Era da Capacidade dos Sistemas de Informação organizacionais (WARD e PEPPARD, 2002). Desenvolvimento de uma estratégia para o Sistema de Informação: do foco tecnológico para o foco estratégico. A maturidade da gestão dos sistemas de Informação. Análise estratégica: o uso de fatores críticos de sucesso e a ferramenta Balanced Scorecard, a análise SWOT e o Modelo das cinco Forças de Porter (Competitive Forces), a cadeia de valor. Modelação organizacional. Análise do processo de negócio. O ciclo de desenvolvimento estratégico. O planeamento dos riscos e das necessidades.

6. 

[A estratégia organizacional para a informação].

O recurso informação e a estratégia organizacional para a informação.

Liderança e compromisso da gestão de topo. A política e objetivos da gestão da informação. Os requisitos da informação. A finalidade do sistema de gestão da informação. Monitorização dos objetivos (medição e avaliação). ‘Alinhamento’ do sistema de informação com a estratégia da organização. Papeis organizativos, responsabilidades e competências: o(s) gestor(es) do(s) sistema(s), o(s) gestor(es) da informação, o(s) gestor(es) da tecnologia. Gestão de bibliotecas. Gestão de coleções.

7. 

[A estratégia do negócio]. = MEF

Modelo de negócio: conceito e tipologias. Os requisitos do negócio. A modelação de um processo de negócio. Conceito e tipologias de modelação. Métodos de planeamento (do planeamento do sistema ao planeamento do negócio): 1. BSP (Business Systems Planning), 2. PQM (Process Quality Management) e SPC (Strategic Planning Cycle) - avaliação estratégica do papel das Tecnologias e Sistemas de Informação.

8. 

A gestão dos recursos humanos do sistema de informação.

Os conceitos de competência, habilidade e conhecimento. Gestão das pessoas baseada na gestão de competências: recrutamento e seleção, gestão de carreiras, avaliação e formação.

A identificação do portfólio de competências-chave organizacionais: competências transversais e competências específicas. Clusters de competências. Perfis profissionais em Sistema de Informação: o perfil ‘sintético’ de um gestor de Sistemas de Informação.

9. 

A gestão dos recursos infraestruturais, financeiros e tecnológicos.

A influência da Tecnologia no desempenho organizacional. As infraestruturas (edifício(s), etc.) e os equipamentos. A tecnologia de gestão da informação: recursos críticos e tendências.

 A tecnologia da Intranet e da Internet. Tecnologias emergentes: os serviços da nuvem (cloud) e Big Data. A inteligência dos negócios: a mineração de dados (data mining).

Os recursos financeiros: gestão de orçamento(s) e candidatura a financiamento. Parcerias e cadeia de valor.

10. 

A gestão do risco: planeamento e controlo de operações.

Definição, Implementação e controlo dos processos de negócio necessários para o tratamento dos riscos e oportunidades. O controlo das mudanças planeadas. A avaliação de riscos. Identificação e avaliação de opções para a gestão do risco. Avaliação, seleção e eliminação da informação.

11. 

Avaliação do Sistema de Gestão da Informação.

Avaliação dos processos e do desempenho do sistema de gestão da informação e do sistema tecnológico de gestão da informação. A medição da satisfação dos clientes internos e externos e das partes interessadas (a perceção que os clientes têm do sistema de informação organizacional).

12. Marketing da Informação;

13. 

A auditoria aos sistemas: uma forma de avaliação e melhoria contínua.

O planeamento, o estabelecimento, a implementação e a manutenção de um programa de auditorias internas e externas. O retorno da avaliação do sistema de informação e o seu contributo para a introdução de mudanças no sistema de informação (reorientação da estratégia organizacional).

A gestão da mudança organizacional: as mudanças no contexto interno e externo da organização.

14. 

A comunicação (do sistema de informação organizacional).

Política e objetivos da comunicação dos sistemas de gestão da informação.

A gestão do acesso à informação (perfis de administrador, de cliente interno e externo) e a disponibilização da informação organizacional (responsabilização e prestação de contas). Definição dos canais de comunicação, plano de comunicação e marketing.


Avaliação: Elementos, critérios e datas

Apresentação oral em aula, para discussão, de um tema do programa (no dia assinalado) – 40%

Trabalho escrito (word) – a entregar até dia 2 de maio (até 20 páginas) – 40%


Bibliografia:

ABAD GARCÍA, Maria Francisca (2005) – Evaluación de la calidad de los Sistemas de Información. Madrid : Editorial Síntesis; ABADAL FALGUERAS, Ernest (2004) – Gestión de proyectos en información y documentación. Gijón : Trea; ALTURAS, Bráulio (2013) – Introdução aos Sistemas de Informação Organizacionais. Lisboa : Sílabo; AMARAL, Luís : VARAJÃO, João (2007). Planeamento de sistemas de informação. 4.ª ed. Lisboa : FCA; ANTÓNIO, Nelson Santos (2015) – Estratégia organizacional : do posicionamento ao movimento. 3.ª ed. rev. e aumentada. Lisboa : Sílabo; BERTALANFFY, Ludwig von (2013) – Teoria Geral dos Sistemas : Fundamentos, desenvolvimento, aplicações. 7.ª ed. Petrópolis : Vozes; CARVALHO, Luísa Cagica [et al.] (2014) – Gestão das organizações : uma abordagem integrada e prospetiva. Lisboa : Sílabo; CASSIDY, Anita (2006) – A practical guide to Information Systems strategic planning. 2th ed. Boca Raton : Auerbach;  CHECKLAND, P. ; HOLWELL, S. (2002) – Information, systems and information systems : making sense of the field. Chichester : John Wiley; CEITIL, Mário, org. (2007) - Gestão e desenvolvimento de competências. 2.ª ed. e reimp. Lisboa : Sílabo; CHOO, Chun Wei (2003) - Gestão da Informação para a organização inteligente : a arte de explorar o meio ambiente. Lisboa : Editorial Caminho; CIBORRA, Claudio (2004) – The Labyrinths of Information :  Challenging the Wisdom of Systems. Oxford : Oxford University Press, Oxford; ECIA (2005) - Euro-referencial I-D : volume 1- competências e aptidões dos profissionais europeus de informação-documentação, e volume 2 - Níveis de qualificação dos profissionais europeus de informação-documentação. 2ª ed. rev. do vol. 1. Lisboa : INCITE; EVANS, G.E. ; WARD, P.L. (2007). Management basics for information professionals. 2nd ed. New York: Neal Schuman; FUENTES ROMERO, Juan José (2007) – Planificación y organización de centros documentarios : organización y funcionamiento de bibliotecas, centros de documentación y centros de información. Gijón : Trea; GARCÍA MARTÍNEZ, Ana Teresa [2006] – Sistemas bibliotecarios : análisis conceptual y estructural. Gijón : Trea; GIORDANO, Anthony David (2014) – Performing Information Governance: A step-by-step guide to making information governance work. United States: IBM Press;GOMES, Agostinha Patrícia Silva [et al.] (2007) – O balanced scorecard aplicado à administração pública. Lisboa : Publisher Team; GONZÁLEZ LORCA, Jesús (2006) – Sistemas workflow : funcionamiento y metodología de implantación. Gijón : Trea; HARMEYER, Dave (2014) – The reference interview today : negotiating and answering questions face to face, on the phone and virtually. Maryland : Rowman & Littlefield; LAU, Jesús, compil. (2010) – Evaluación del desempeño de personal bibliotecario. Buenos Aires, Alfagrama; LAUDON, Kenneth C. ; LAUDON, Jane P. (2015) -  Essentials of management information systems. 11th ed. Pearson education; ---  (2020) Management Information Systems : Managing the Digital Firm. 16th ed. Harlow, United Kingdom : Pearson Education.; LOPES, Filomena Castro ; MORAIS, Maria Paula ; CARVALHO, Armando Jorge (2009) –Desenvolvimento de Sistemas de Informação. Lisboa : FCA; MAGRETTA, Joan (2012) – Michael Porter : o essencial sobre estratégia, concorrência e competitividade. Famalicão : Centro Atlântico; McGRATH, James; O’BRIEN, James A. ; MARAKAS, George M. (2011) - Management Information Systems. 10th ed. New York : McGraw-Hill/Irwin; OCHÔA, Paula; PINTO, Leonor [2004] - Aprender a inovar: Guia para o desenvolvimento de competências de gestão para os profissionais de Informação e Documentação. Lisboa: BAD; OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de(2013) – Sistemas, organização & métodos : Uma abordagem gerencial. 21.ª ed..  São Paulo : Atlas; RESENDE, E. (2004) - A força e o poder das competências. Rio de Janeiro : Qualitymark; RIBEIRO, Fernanda; FERNANDES, Maria Eugénia (2001) - Universidade do Porto :estudo orgânico-funcional. Porto : Reitoria da Universidade, 2001; ROBERTS, S. ; ROWLEY, J. (2004) - Managing information services. London : The Library Association; ROCHA, J. (2006) - Gestão da Qualidade: aplicação aos serviços públicos. Lisboa: Escolar Editora; RIBEIRO, Fernanda ; FERNANDES, Maria Eugénia Matos ; REIMÃO, Rute (2001) – Universidade do Porto : estudo orgânico-funcional : modelo de análise para fundamentar o conhecimento do Sistema de Informação Arquivo. Porto : Reitoria da Universidade; RODRIGUES, Jorge (2010) – Avaliação do desempenho das organizações. Lisboa : Escolar Editora; SILVA, Armando Malheiro da ; RIBEIRO, Fernanda (2010) Recursos de informação : serviços e utilizadores. Lisboa : Universidade Aberta; SOLIMINE, Giovanni ; DI DOMENICO, Giovanni ; PÉREZ PULIDO, Margarita (2010) – Gestión y planificación en bibliotecas. Buenos Aires: Alfagrama; STUEART, R. D. ; MORAN, B. B. (2007) - Library and information center management. 7th ed. – Westport (Conn.) : Libraries Unlimited; TEIXEIRA, Sebastião (2013) – Gestão das Organizações. 3.ª ed. Lisboa: Escolar Editora; WILSON, Martha (2008) - School library management. [USA] : BiblioBazaar; ZAMORANO, Hector L. (2008) – Indicadores para la gestión de conservación en Museos, archivos y bibliotecas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires : Alfagrama.