A comunicação (do
sistema de informação organizacional).
Política e objetivos da comunicação dos sistemas
de gestão da informação.
A gestão do acesso à informação (perfis de
administrador, de cliente interno e externo) e a disponibilização da
informação organizacional (responsabilização e prestação de contas).
Definição dos canais de comunicação, plano de comunicação e marketing.
Avaliação: Elementos, critérios
e datas Apresentação oral em aula, para
discussão, de um tema do programa (no dia assinalado) – 40%
Trabalho escrito (word) –
a entregar até dia 2 de maio (até
20 páginas) – 40%
Bibliografia:
ABAD GARCÍA, Maria Francisca (2005) – Evaluación de la calidad de
los Sistemas de Información. Madrid : Editorial
Síntesis; ABADAL FALGUERAS, Ernest (2004) – Gestión de proyectos en información y
documentación. Gijón : Trea; ALTURAS, Bráulio (2013) – Introdução aos Sistemas de
Informação Organizacionais. Lisboa : Sílabo; AMARAL, Luís : VARAJÃO, João
(2007). Planeamento de sistemas de informação. 4.ª ed. Lisboa : FCA; ANTÓNIO,
Nelson Santos (2015) – Estratégia
organizacional : do posicionamento ao movimento. 3.ª ed. rev. e aumentada.
Lisboa : Sílabo; BERTALANFFY, Ludwig von (2013) – Teoria Geral dos Sistemas :
Fundamentos, desenvolvimento, aplicações. 7.ª ed. Petrópolis : Vozes; CARVALHO,
Luísa Cagica [et al.] (2014) – Gestão das
organizações : uma abordagem integrada e prospetiva. Lisboa : Sílabo; CASSIDY,
Anita (2006) – A practical guide to Information Systems strategic planning. 2th
ed. Boca Raton : Auerbach; CHECKLAND, P.
; HOLWELL, S. (2002) – Information, systems and information systems : making
sense of the field. Chichester : John Wiley; CEITIL, Mário, org. (2007) - Gestão e desenvolvimento de competências.
2.ª ed. e reimp. Lisboa : Sílabo; CHOO, Chun Wei (2003) - Gestão da Informação
para a organização inteligente : a arte de explorar o meio ambiente. Lisboa :
Editorial Caminho; CIBORRA, Claudio (2004) – The Labyrinths of Information
: Challenging
the Wisdom of Systems. Oxford : Oxford
University Press, Oxford; ECIA (2005) - Euro-referencial I-D : volume 1-
competências e aptidões dos profissionais europeus de informação-documentação,
e volume 2 - Níveis de qualificação dos profissionais europeus de
informação-documentação. 2ª ed. rev. do vol. 1. Lisboa : INCITE; EVANS, G.E. ; WARD, P.L.
(2007). Management basics for information professionals. 2nd ed. New
York: Neal Schuman; FUENTES ROMERO, Juan José (2007) – Planificación y
organización de centros documentarios : organización y funcionamiento de
bibliotecas, centros de documentación y centros de información. Gijón : Trea;
GARCÍA MARTÍNEZ, Ana Teresa [2006] – Sistemas bibliotecarios : análisis
conceptual y estructural. Gijón : Trea; GIORDANO, Anthony David (2014) – Performing Information
Governance: A step-by-step guide to making information governance work. United States: IBM Press;GOMES, Agostinha Patrícia
Silva [et al.] (2007) – O balanced scorecard aplicado à administração pública. Lisboa :
Publisher Team; GONZÁLEZ LORCA, Jesús (2006) – Sistemas workflow :
funcionamiento y metodología de implantación. Gijón : Trea; HARMEYER, Dave (2014) – The
reference interview today : negotiating and answering questions face to face,
on the phone and virtually. Maryland : Rowman & Littlefield; LAU,
Jesús, compil. (2010) – Evaluación del desempeño de personal bibliotecario. Buenos Aires, Alfagrama; LAUDON, Kenneth C. ; LAUDON, Jane P. (2015)
- Essentials of management information
systems. 11th ed. Pearson education; --- (2020) Management Information Systems : Managing the Digital
Firm. 16th ed. Harlow, United Kingdom : Pearson Education.; LOPES,
Filomena Castro ; MORAIS, Maria Paula ; CARVALHO, Armando Jorge (2009)
–Desenvolvimento de Sistemas de Informação. Lisboa : FCA; MAGRETTA, Joan (2012)
– Michael Porter : o essencial sobre estratégia, concorrência e
competitividade. Famalicão : Centro Atlântico; McGRATH, James; O’BRIEN, James A. ;
MARAKAS, George M. (2011) - Management
Information Systems. 10th ed. New York : McGraw-Hill/Irwin; OCHÔA,
Paula; PINTO, Leonor [2004] - Aprender a inovar: Guia para o desenvolvimento de
competências de gestão para os profissionais de Informação e Documentação.
Lisboa: BAD; OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de(2013) – Sistemas, organização & métodos : Uma
abordagem gerencial. 21.ª
ed.. São Paulo : Atlas; RESENDE, E.
(2004) - A força e o poder das competências. Rio de Janeiro : Qualitymark;
RIBEIRO, Fernanda; FERNANDES, Maria Eugénia (2001) - Universidade do Porto
:estudo orgânico-funcional. Porto : Reitoria da Universidade, 2001; ROBERTS, S.
; ROWLEY, J. (2004) - Managing information services. London : The Library
Association; ROCHA, J. (2006) - Gestão da Qualidade: aplicação aos serviços
públicos. Lisboa: Escolar Editora; RIBEIRO, Fernanda ;
FERNANDES, Maria Eugénia Matos ; REIMÃO, Rute (2001) – Universidade do Porto :
estudo orgânico-funcional : modelo de análise para fundamentar o conhecimento
do Sistema de Informação Arquivo. Porto : Reitoria da Universidade;
RODRIGUES, Jorge (2010) – Avaliação do desempenho das organizações. Lisboa :
Escolar Editora; SILVA, Armando Malheiro da
; RIBEIRO, Fernanda (2010) – Recursos de informação : serviços e utilizadores.
Lisboa : Universidade Aberta; SOLIMINE,
Giovanni ; DI DOMENICO, Giovanni ; PÉREZ PULIDO, Margarita (2010) – Gestión y
planificación en bibliotecas. Buenos Aires: Alfagrama; STUEART, R. D. ; MORAN,
B. B. (2007) - Library and information center management. 7th ed. –
Westport (Conn.) : Libraries Unlimited; TEIXEIRA,
Sebastião (2013) – Gestão das Organizações. 3.ª ed. Lisboa: Escolar
Editora; WILSON, Martha (2008) -
School library management. [USA] : BiblioBazaar; ZAMORANO, Hector L. (2008) –
Indicadores para la gestión de conservación en Museos, archivos y bibliotecas. Ciudad
Autónoma de Buenos Aires : Alfagrama.
|