Sumários

Genética teatral e observação de processos criativos de criação teatral.

30 Outubro 2021, 10:00 Ana Clara Simão Viegas dos Santos

Do arquivo à constituição de dossiês de génese e prototextos para estudos de caso: instrumentos de análise e de discussão. Do conceito de avant-texte (Jean Bellemin- Noël) ao conceito de dossiê genético (Almuth Grésillon).

O caso do processo criativo de Oncle Vania de Tchekhov, encenado por Eric Lacascade, no projeto Fabrique du spectacle, coordenado por Sophie Lucet (Univ. Rennes 2). Etapas e metodologias inerentes ao projeto.


Dos estudos da génese do texto literário aos estudos da genética teatral

16 Outubro 2021, 10:00 Ana Clara Simão Viegas dos Santos

Orientações para os estudos de caso a apresentar: definição de critérios de seleção e de análise dos estudos de caso e calendário/prazo de entrega.

Delimitação histórica de um campo de investigação: princípios e métodos. Dos estudos da génese do texto literário aos estudos da genética teatral: herança e implicações metodológicas. Discussão dos conceitos de descrição densa, esboço, traço, rasure e partitura teatral a partir das propostas teóricas e metodológicas enunciadas por Clifford Geertz, Gay McAuley, Josette Féral e Florent Siaud.


Introdução aos estudos de Genética teatral.

2 Outubro 2021, 10:00 Ana Clara Simão Viegas dos Santos

Introdução aos estudos de Genética teatral e ao seu diálogo com outras áreas do saber: história do teatro, estética, semiologia, antropologia.

Genética teatral e acompanhamento de processos criativos. A herança da antropologia e da etnografia. A questão do observador a partir dos estudos de Gay McAuley. Discussão em torno das ferramentas metodológicas para uma análise genética de processos criativos.


O seminário de Genética teatral: especificidades e orientações.

18 Setembro 2021, 10:00 Ana Clara Simão Viegas dos Santos

Apresentações. Apresentação do programa do seminário de Genética teatral (objetivos, conteúdos, tipologia das aulas, metodologias, bibliografia) e componentes de avaliação: apresentação oral de estudo de genética e do processo criativo (30%); ensaio escrito de cerca de 15 páginas (70%). As duas tipologias do seminário (seminário e trabalho de campo) e suas implicações sobre as hipóteses de trabalho. Conhecimentos prévios e leituras recomendadas. Especificidade e lugar dos estudos de genética teatral na área dos estudos de teatro.