Objectivos de aprendizagem

1.     Aprofundar conhecimentos teóricos e técnicas de análise na área da genética teatral, em desenvolvimento em Portugal;

2.     Compreender a relevância dos estudos de genética para o conhecimento da fabricação do teatro e para a constituição de uma historiografia do espectáculo, nomeadamente através da fixação da memória e do arquivo teatral;

3.     Desenvolver capacidade de discussão dos conceitos de “objeto estético inacabado” e de “partitura teatral” a partir da análise de experimentações nacionais e estrangeira com base em bibliografia especializada neste campo de estudo;

4.     Saber pesquisar e interpretar o dossiê genético e definir o prototexto de um processo criativo, ou seja, de um trabalho em processo nas suas diferentes fases de construção;

5.     Produzir conhecimento e discurso crítico sobre as mutações do gesto criador a partir das dimensões estéticas, etnográficas, socioeconómicas, políticas e artísticas inerentes ao processo criativo.

Conteúdos programáticos

A unidade curricular procura problematizar, à luz do conceito de gesto criador, a relevância de instrumentos de análise e de fixação de processos criativos que aliem conhecimentos no campo da arte teatral, da metodologia da genética teatral e da etnografia. Trata-se sobretudo de interrogar os meandros da génese teatral e de colocar as premissas dos estudos de genética aplicados à arte teatral, convocando para o efeito as diferentes práticas escriturais, corporais e cenográficas, sendo reconstituídos e divulgados os processos criativos de alguns encenadores de importante relevo para a cena nacional e europeia. Metodologias de análise implementadas por especialistas na área serão estudadas e aplicadas para sustentarem a discussão em torno das noções de esboço, de traço, de processo e de produto numa mudança de paradigma que pretende considerar o acto criador e a criação colectiva afastada de uma análise puramente hermenêutica ou semiológica. 


Avaliação (na língua de ensino)

Serão utilizados alguns dossiês genéticos e testemunhos de artistas como instrumento de trabalho em aula, para ilustrar experimentações no estudo do processo criativo. Será realizado trabalho de observação in loco do processo criativo de uma produção teatral. Os alunos apresentarão oralmente o estado dos seus estudos de genética, incluindo a observação de processos criativos em curso (30% da avaliação), e entregarão por escrito um ensaio de cerca de 15 páginas para o qual serão convocadas as leituras teóricas obrigatórias ou outras à sua escolha (70%). 


Bibliografia (selection) | Readings (selection)

Féral, J. (2008) Genetics of Performance. Theatre Research International. Cambridge: Cambridge Univ. Press, v. 33, n. 3.

Lucet, S., Proust, S. (2018) Mémoires, traces et archives en création dans les arts de la scène. Paris: Presses Universitaires de Rennes.

McAuley, G. (2012) Not Magic but Work. An Ethnographic Account of a Rehearsal Process. Manchester: Manchester Univ. Press.

Salles, C. (2012) Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Intermeios.

Santos, A. C., Proust, S., Vasconcelos, A. I. (2018) Parcours de génétique théâtrale : du laboratoire d’écriture à la scène. Paris: Le Manuscrit.