Programa do hindi VI 2021-221.Nome da unidade curricular: Hindi-VI (B2.2)

2.Ciclo de estudos: 

3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)

Docente: Shiv Kumar Singh

Horas de contacto: 60 horas

 

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular

 

5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O programa visa a consolidação da competência de comunicação nas vertentes da compreensão escrita e oral, da interacção escrita e oral e da produção escrita e oral. Utilizando uma metodologia virada para a acção, pretende-se levar o aluno a atingir o nível B2.2 segundo os descritores do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas Estrangeiras.

Esta unidade curricular incide prioritariamente no texto narrativo, recorrendo a documentos autênticos e material pedagógico favorecendo as seguintes competências: 

·       Compreender e analisar textos orais e audiovisuais predominantemente narrativos. 

·       Compreender e analisar textos escritos (uma colectânea de novelas ou um romance contemporâneo) predominantemente narrativos.

·       Interagir oralmente e por escrito em situações de comunicação variadas. 

·       Produzir textos escritos e orais narrativos.  

 

 

6. Conteúdos programáticos

Este nível B2.2 visa a aquisição dos seguintes conteúdos ao serviço das competências abaixo referenciadas:

1. Conteúdos discursivos: sequência narrativa, alternância de sequências (dialogal, narrativa e descritiva); a enunciação; a progressão textual e a coerência textual

2. Conteúdos lexicais: figuras de estilo; conotação

3. Conteúdos morfológicos e sintáticos: tempos verbais, articuladores cronológicos, preposições e advérbios de localização temporal; 

4. Conteúdos socioculturais: referências literárias, históricas e artísticas sobre a França; aspectos interculturais.

 

7. Metodologias de ensino (avaliação incluída)

Para ensinar o Hindi como uma língua estrangeira usamos a metodologia de competência comunicativa e usar o método de revisão regular dos conteúdos. 

Avaliação:

 

Base de avaliação

  1. Regularidade (75% do número total das aulas dum semestre). 
  2. Participação na aula.
  3. Trabalhos realizados na aula e em casa.
  4. Duas provas escritas (data a decidir).
  5. Um exame oral (data a decidir).

Cálculo das notas: Valor, em percentagem.

  1. Os alunos vão fazer os três exames (duas escritas e um oral), entre três escolher-se-ão os dois melhores exames. Destes dois melhores exames, cada um terá o valor de 35% da nota final. 
  2. A presença nos três exames é obrigatória e faltar qualquer exame levará o respectivo aluno para a reprovação da cadeira.
  3. Os trabalhos realizados na aula e Trabalho Final do Semestre – 20% da nota final
  4. Assiduidade e Regularidade – 10% da nota final.

 

8.Bibliografia

1.     Verma, S. K., Sahai, R.N., (2004), "Oxford English Hindi Dictionary," Oxford University Press, London.

2.     Singh, Shiv-Kumar. 2018. Dicionário: Hindi-Português-Hindi. Colibri.

3.     Agnihotri, Rama Kant "Hindi: An essential grammar", Routledge Essential Grammars, London

4.     Kachru, Yamuna. (2006), "Hindi Grammar". London Oriental and African Language Library, John Benjamins Publishing Company, London

5.     Robinson H, Douglas. (2003), "An Introduction to the Theory and Practice of Translation:2nd Edition," Routledge, London

6.     www.shabdkosh.com

7.      http://www.avashy.com/hindiscripttutor.htm (para escrever e ouvir)

8.      http://hindibhasha.com/

9.      http://dsal.uchicago.edu/dictionaries/dasa-hindi/

10.    http://www.hindihomepage.com/category.php?cat_id=8

11.    http://www.hindisansthan.org/hi/index.htm

12.    http://www.hindinideshalaya.nic.in/hindi/index.html

13.    http://www.hindisamay.com/index.htm (A coleção da literatura Hindi)

14.    http://hi.bharatdiscovery.org (A história e a cultura indiana em Hindi)

 

9.Tempo de atendimento de alunos : a decidir

Attachments