Sumários

Ásia / Europa - Oriente / Ocidente no pensamento japonês : séculos XIX e começos do XX

21 Outubro 2022, 12:30 Luís Filipe Sousa Barreto

Breves elementos de contextualização. Tentativas , americanas e europeias ,  a partir dos finais do século XVIII, de abertura  dos portos japoneses á  navegação e comércio internacionais. O comodoro M. Perry e os navios americanos de guerra e a vapor  no Japão em 1853 e 1854 e o Tratado de Kanagawa. A extraterritorialidade e os tratados desiguais com as potências ocidentais. Meiji / 1868 e a adopção do calendário gregoriano / 1872- 1873. 

As teorias civilizacionais japonesas ( Europa / Ocidente - Ásia / Oriente ) de Yukicki Fukuzawa ( 1835- 1901) e de Kakuzo Okakura  ( 1862- 1913 ). O Japão frente á modernidade da Civilização Industrial e as diferentes respostas - propostas  em jogo. 


Grandes Divergências e Grandes Convergências na Ideia de Ásia : séculos XIX e XX

18 Outubro 2022, 12:30 Luís Filipe Sousa Barreto

O acelerar das Divergências, das diferentes vias e ritmos da economia ,tecnologia, sociedade, demografia ,etc é também o surgimento de Comuns, Partilhados, Convergências globais impostas nos planos dos padrões de medida, de calendário, de comunicação, de normas institucionais .O fosso tecnológico da Revolução / Civilização Industrial e a crescente  Desigualdade / Hierarquia  global  entre nações, sociedades,  indivíduos  . As trocas / circulação de palavras, línguas, tradução como um crescente comum partilhado .

Elementos sobre as Cores e o seu significado / valor na Civilização Chinesa e o sucesso global da porcelana azul e branca / " Ming".Acerca do conhecimento da formação , a partir dos séculos VII e VIII / Dinastia Tang ( 618- 906 ) da entidade macro regional Ásia Oriental. Divergências e Convergências entre China, Japão, Coreia, Vietname, Ryukyu ( budismo, confucionismo, lei administrativa, sistema tributário, língua, moeda, impressão, etc) .


Em torno dos trabalhos e da Grande Divergência Industrial

14 Outubro 2022, 12:30 Luís Filipe Sousa Barreto

Escolha final dos trabalhos , de grupo e individuais, a desenvolver pelos alunos ( máximo de 10000 palavras ). Dos finais do século XVIII aos finais do século XIX  avanços da Revolução Industrial / Civilização Industrial e a hegemonia imperial global de economias, sociedades, culturas atlânticas da Europa / E. Unidos . Ideias de oposição essencial Europa /  Ásia e Ocidente / Oriente  para descrever e explicar a Diferença e a Europeização de normas e de padrões mundiais ( pesos, medidas, fuso horário, calendário ,etc ) .


Ásia no conhecimento e na valoração europeias : de A. Smith a F. Richthofen , 1776 a 1877

11 Outubro 2022, 12:30 Luís Filipe Sousa Barreto

A China mas, também a Índia e o Islão começam a ser simultâneos mas não Contemporâneos do Progresso / Civilização de partes da   Europa / E. Unidos triunfante ás escalas global, imperial, tecnológica. Revolução Industrial e Grandes Divergências. De 1767 , primeira máquina a  Vapor , 1793, o Metro como medida padrão universal  a 1831, primeiro motor eléctrico, 1838, telegrafo, 1851, o meridiano de Greenwich, 1875, telefone, etc.  Novos horizontes de relacionamento e   de conhecimento  com as partes da Ásia : do estreito de Behring, descoberto em 1725 á geografia  universitária da Ásia a partir de A. Humboldt ( 1769- 1859) . Diálogos com os alunos e o fazer perguntas para a lógica de situação / respostas  possíveis - existentes .


  


Centros e diálogo sobre os trabalhos

7 Outubro 2022, 12:30 Luís Filipe Sousa Barreto

Um ponto de situação dos trabalhos . A possibilidade, mesmo necessidade para alguns , de trabalhos individuais. Antes de   mais, a escolha do objecto a trabalhar . Um quadro de fontes e de estudos de investigação para possível trabalho. Diálogo sobre um trabalho acerca de relações Europa - China no século XIX e  na primeira metade do século XX. Indicações bibliográficas  desde a Grande Divergência,2000 de K. Pomeranz ( na bibliografia do programa e com tradução portuguesa )  e o  Choque dos Impérios/ The Clash of Empires  de Lydia Liu , Harvard , 2004 a J. Fogel , Harvard,2009 ( Sinoesfera, China ,Japão, Ocidente) e Julia Lovell- The Opium War , 2011.

 
  Em torno da constante de Centro acompanhando Oriente, Ocidente, Norte Sul, Europa, Ásia  . Os nomes de Centro na China, Índia, Irão, Japão, Mediterrâneo grego, latino, árabe . Na segunda metade do século XVIII a relação com a China e a Índia começa a alterar-se alterando-se por isso o conhecimento e a avaliação- valoração europeia das mesmas .