Sumários
17 Outubro 2023, 11:00
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Luís Filipe Sousa Barreto
Diálogos a propósito das escolhas de trabalho e de questões / dúvidas com Identidade e Laicidade individual e colectiva. As Identidades ( nacionais, religiosas, políticas,etc ) como Plurais ( Amartya Sen ) e como processos de diferenciação frente a Outros mas também frente aos Próprios ao longo da Vida / Tempo .
Hegel ( 1771- 1831 ) e as Lições sobre a Filosofia da História Universal leccionadas na Universidade de Berlim nos anos de 1822 a 1827 e publicadas em 1831. Na Ásia " ...despontou a Luz do Espírito , a consciência de algo universal e com ela a História Universal ..." ( Hegel ) . A partir dos " ...vales fecundos ..." ( Hegel ) da Babilónia, China, India emerge a história universal mas limitada porque no essencial " ... não passaram ao príncipio do Mar ..." e foi preciso que por Mar " ... fossem procurados e visitados por outros ..." ( Hegel ) pois " ... na Europa a relação com o Mar é importante ..." ( Hegel ) e por isso : " a história universal vai de Oriente para Ocidente. A Europa é o fim absoluto da história universal. A Ásia é o princípio ..." ( Hegel ) .
A China e a Ìndia surgem como origem , como passado espiritual mas sem presemnte activo aberto ao futuro. Em Hegel a Ásia é a Origem de todo o valor mas o destino desse valor é a Europa triunfal / imperial. Existe em Hegel uma total oposição Espírito - Ásia frente á Matéria _ Europa que é também a diferença e oposição entre o passado e o presente . Uma total oposição entre Meios Ambientais de uma Ásia Continental frente a uma Europa Maritima , global, triunfante .
13 Outubro 2023, 11:00
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Luís Filipe Sousa Barreto
Partes da Europa e da Neo - Europa Atlânticas Norte em grande divergência com a restante Europa e com polos da Ásia ( China, India, Japão ) . A Revolução / Civilização Industrial : 1750 / máquina a vapor ; 1800-1850 : navio a vapor, caminho de ferro, telegrafo,telefone, etc. A descontinuidade da grande transformação tecnologica e a padronização global ( calendário gregoriano adoptado na Grã - Bretanha e Irlanda em 1751, no Japão em 1872-3 , na China em 1912 ). O crescimento do conhecimento académico da Ásia e as macro - regiões da Ásia de Alexander de Humboldt ( 1769-1859 ) a Ferdinand von Richthofen ( 1833-1905 ) ( matéria a desenvolver ).As oposições Europa - Ásia de Hegel a Max Weber e a asiatização da ideia de Ásia ( matérias a desenvolver ).
Elucidação sobre a utilidade do conhecimento académico para entender o Mundo, a Vida e até os próprios comportamentos pessoais . A Sociologia Histórica de Norbert Elias ( 1897 - 1990 ) e as normas básicas de civilidade , das maneiras de sentar, comer,etc que são processos sociais - culturais da mais longa duração nos deveres e direitos interindividuais de relacionamento em sociedade.
Sem grupo de trabalho e sem trabalho acordado e acompanhado a partir da lista enunciada não existem elementos de classificação final individual do semestre. Trabalhos de análise sistemática das unidades textuais relevantes , uma busca dos essenciais de sentido que encontrarem no objecto de trabalho. Mais um breve exemplo prático de análise textual dos começos de Jack Goody - The East in the West ,1996.
10 Outubro 2023, 11:00
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Luís Filipe Sousa Barreto
A partir dos finais do século XVIII as relações Europa - Ásia e as próprias representações da Ásia e da Europa começam a ser pensadas , comparadas , hierarquizadas no quadro da primeira globalização marítima moderna entendida como Ocidentalização / Europeização Planetária .
Em Adam Smith ( 1720-1790 ) e no The Wealth of Nations , Londres,1776 surge , enquanto economia política, o primeiro manifesto sistemático da globalização moderna , a primeira teoria explicativa da troca / conexão global de produtos e mercados , de metais preciosos e moeda, de ecologia e demografia. O " Progresso " e a " Civilização " modernas surgem como hegemonia da Europa Atlântica nos mundos do Mundo através de três factores chave : o " comércio de transporte " articulando o Atlântico , agora como Oceano Central , ao Índico, Pacifico, Mediterrâneo ; o " conhecimento " ( científico, técnico, racional, prático ) ; os " melhoramentos " regulares, constantes, em progressão nos níveis de produção, consumo,leis, e instituições .
A China, a Índia, a Ásia começam a ser maioritariamente vistas como não contemporâneas da Europa . Simultâneas aos finais do século XVIII mas bloqueadas, paradas no passado da tecnologia, ciência, desenvolvimento. Instaura -se a ideia / realidade de Grande Divergência Europa - Ásia / Ocidente - Oriente.
6 Outubro 2023, 11:00
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Luís Filipe Sousa Barreto
O Islão visto como Ásia próxima, oposta, concorrencial, conflitual mas também com casos de valoração do Islão Turco e Persa. A Índia e a China como macro - escala, abundância natural e manufactureira : especiarias e pedras preciosas, sedas e diamentes, etc) . Cultura material que abastece e fascina mercados, cidades, cortes europeias do Renascimento ao Iluminismo .
A China como origem e vanguarda técnica ( o papel, a impressão, a bússola, a pólvora ) e o Islão como intermediário para a Europa. O elogio / valoração da Civilização Chinesa por humanistas, jesuítas, comerciantes, iluministas ( a medicina, os exames escritos , o funcionalismo público , o centralismo político, etc ) . Breve elucidação a propósito da dimensão internacional da língua portuguesa , passado / presente .
Bibliografia mencionada :
Adshead, S.A. - Material Culture in Europe and China, 1400- 1800, London, Macmillan,1991 .
Lopes, David - Expansão da Língua Portuguesa no Oriente nos séculos XVI, XVII, XVIII , edição Luís de Matos, Porto, Portucalense, 1969 .
3 Outubro 2023, 11:00
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Luís Filipe Sousa Barreto
Na Geografia de Estrabão , cerca de 7 a.c., a Índia como a " ..maior de todas as nações e a mais afortunada ..." mas a Europa "...basta-se a si mesma ..." e é " a melhor dotada pelas qualidades dos seus homens e dos seus governos ..." ( Livro I , V,26 ) .Os Ocidentes / partes da Ásia e partes da Europa nos horizontes da China Antiga a partir das viagens e relatórios de Zhang Qian de 138 a.c. - 115 a.c. .
Roma, Latim e a crescente importância e uso maior de Ocidente / Oriente., em 395 a repartição do Império Romano em partes Oriental e Ocidental. A constantye geoestratégica do Centro / Região Central na Ásia e na Europa. As diferentes partes da Ásia no horizonte europeu de conhecimento e a ambivalência da Ásia Próxima . Maior contacto,troca,diálogo mas também maior probabilidade e possibilidade de concorrência/ conflitualidade. O Islão , árabe / turco , como , acima de tudo Ásia oposta / despótica e a China e a Índia como Ásia Exemplar. A Europa e a China como extremos do " ...nosso continente ..." na Novissima Sinica,1697 de G.W.Leibniz ( 1646 - 1716 ).
Um ponto de situação quase final na escolha dos trabalhos .