Docente:

Maria Leonor García da Cruz – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, cruzmaria@campus.ul.pt


Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)

1. Definições espacio-temporais da História da Ásia

– Ao reflectir-se sobre as definições espacio-temporais da História da Ásia, aborda-se a pluralidade de identidades, a mobilidade de populações e de fronteiras, os Estados (continentais e insulares, impérios e confederações, comunidades e redes) e fenómenos como o da hegemonia política e religiosa, o policentrismo e o regionalismo, a tolerância e os radicalismos.

2. Identidades

– Procura-se em seminário confrontar, nos testemunhos da época e na avaliação historiográfica, dinâmicas de instâncias políticas, mediadores e agentes, a implantação de ideologias e códigos, o desenvolvimento de imagens e representações, a funcionalidade de serviços de gestão militar e fiscal, as reacções a intervenções de poderes externos (incluindo europeus), definições e interpenetração de bens e de culturas.

 

Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)

 

Métodos pedagógico-científicos:

–  Acesso rápido ao debate historiográfico na especialidade, inovado via b-learning e tecnologias digitais, numa aprendizagem centrada na autonomia do estudante e papel científico-tutorial da docente, para definição de conceitos operatórios e aprofundamento de temas actualmente mais relevantes, incluindo no âmbito da história conectada.

–  Análise de textos e imagens, comparativa, com contributo interdisciplinar. Desenvolvimento de Forum com temas específicos.

–  Construção colectiva de base de dados: organização de bibliografia especializada e actualizada; registo de escritos e de representações iconográficas; compilação e organização de pareceres, registos administrativos, legislação; levantamento prosopográfico de agentes; inventário de ofícios, missões e processos.

–  Acções com redes de investigadores: conferências, oficinas e visitas de estudo.

 

Avaliação:

–  Reflexão crítica, individual e colaborativa em aula, conferências e em fórum, sobre trabalho de campo, comentário de fontes, confronto de perspectivas teóricas e metodológicas, informação científica actualizada.

–  Elaboração de trabalho individual de pesquisa. 

 

Bibliografia (selection) | Readings (selection)

Barreto, L.F. Macau: Poder e Saber Séculos XVI e XVII. Lisboa: Presença, 2006.

Chaudhuri, KN. Asia before Europe: Economy and Civilisation of the Indian Ocean from the Rise of Islam to 1750. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

Gruzinski, S. A Águia e o Dragão. Portugueses e Espanhóis na Globalização do Século XVI. Lisboa: Edições 70, 2015.

Lopes, Rui Oliveira. Arte e alteridade: confluências da arte cristã na Índia, na China e no Japão, séc. XVI a XVIII. Tese de Doutoramento, Belas-Artes (Ciências da Arte), Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, 2011. Online: http://hdl.handle.net/10451/4686

Ptak, Roderich. China and  the Asian Seas: Trade, Travel and Visions of the Other (1400-1750). Londres: Variorum, 1998.

Subrahmanyam, Sanjay. Impérios em concorrência: Histórias Conectadas nos séculos XVI e XVII. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2012.