Maria Leonor García da Cruz – Faculdade de Letras da
Universidade de Lisboa, cruzmaria@campus.ul.pt
Programa (na
língua de ensino) | Course description
(in language of instruction)
1. Definições espacio-temporais da História da
Ásia
– Ao reflectir-se sobre as definições
espacio-temporais da História da Ásia, aborda-se a pluralidade de
identidades, a mobilidade de populações e de fronteiras, os Estados
(continentais e insulares, impérios e confederações, comunidades e redes) e
fenómenos como o da hegemonia política e religiosa, o policentrismo e o
regionalismo, a tolerância e os radicalismos.
2. Identidades
– Procura-se em seminário confrontar, nos
testemunhos da época e na avaliação historiográfica, dinâmicas de instâncias
políticas, mediadores e agentes, a implantação de ideologias e códigos, o
desenvolvimento de imagens e representações, a funcionalidade de serviços de
gestão militar e fiscal, as reacções a intervenções de poderes externos
(incluindo europeus), definições e interpenetração de bens e de culturas.
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Avaliação (na
língua de ensino) | Grading and Assessment
(in language of instruction)
Métodos
pedagógico-científicos:
– Acesso rápido ao debate historiográfico na
especialidade, inovado via b-learning e tecnologias digitais, numa
aprendizagem centrada na autonomia do estudante e papel científico-tutorial
da docente, para definição de conceitos operatórios e aprofundamento de temas
actualmente mais relevantes, incluindo no âmbito da história conectada.
– Análise de textos e imagens, comparativa,
com contributo interdisciplinar. Desenvolvimento de Forum com temas
específicos.
– Construção colectiva de base de dados:
organização de bibliografia especializada e actualizada; registo de escritos
e de representações iconográficas; compilação e organização de pareceres,
registos administrativos, legislação; levantamento prosopográfico de agentes;
inventário de ofícios, missões e processos.
– Acções com redes de investigadores:
conferências, oficinas e visitas de estudo.
Avaliação:
– Reflexão crítica, individual e colaborativa
em aula, conferências e em fórum, sobre trabalho de campo, comentário de
fontes, confronto de perspectivas teóricas e metodológicas, informação
científica actualizada.
– Elaboração de trabalho individual de
pesquisa.
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Bibliografia (selection) | Readings (selection)
Barreto, L.F. Macau:
Poder e Saber Séculos XVI e XVII. Lisboa: Presença, 2006.
Chaudhuri, KN. Asia
before Europe: Economy and Civilisation of the Indian Ocean from the Rise of
Islam to 1750. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
Gruzinski, S. A Águia
e o Dragão. Portugueses e Espanhóis na Globalização do Século XVI. Lisboa:
Edições 70, 2015.
Lopes, Rui Oliveira.
Arte e alteridade: confluências da arte cristã na Índia, na China e no Japão,
séc. XVI a XVIII. Tese de Doutoramento, Belas-Artes (Ciências da Arte),
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, 2011. Online:
http://hdl.handle.net/10451/4686
Ptak, Roderich. China
and the Asian Seas: Trade, Travel and
Visions of the Other (1400-1750). Londres: Variorum, 1998.
Subrahmanyam, Sanjay. Impérios em concorrência:
Histórias Conectadas nos séculos XVI e XVII. Lisboa: Imprensa de Ciências
Sociais, 2012.
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