Sumários
A iluminura judaica durante o último terço do século XV em três pequenas unidades geoculturais
14 Março 2019, 16:00 • Luís Urbano Afonso
Demonstração das potencialidades do método comparativo aplicado numa escala meso/micro em diferentes unidades geoculturais, contemporâneas umas das outras e unidas por traços identitários comuns. Caraterização do estilo da iluminura hebraica realizada em Sevilha/Córdova entre 1468 e 1482, em Lisboa entre 1472 e 1496 e em Sana’a nas décadas de 1460 e 1470. O significado cultural das diferenças entre os estilos artísticos das três unidades em causa e acerca da interação artística entre culturas maioritárias e minoritárias.
Ascetismo religioso e desornamentação artística no século XII: cistercienses e almóadas
12 Março 2019, 16:00 • Luís Urbano Afonso
As potencialidades do método comparativo aplicado numa escala meso em unidades geoculturais contemporâneas umas das outras, mas muito divergentes em termos culturais e identitários. As caraterísticas fundamentais da arquitetura cisterciense (Europa Ocidental) e da arquitetura almóada (Magrebe e Al-Andalus) no século XII. Compreensão da associação entre intolerância confessional (cristã ou islâmica) e o desenvolvimento de modelos arquitetónicos austeros e desornamentados.
A comparação nas ciências humanas
28 Fevereiro 2019, 16:00 • Luís Urbano Afonso
A comparação nas ciências humanas. Caraterização do método comparativo em história (Bloch, Tilly). Caraterização do método comparativo na literatura comparada (Guillén).
O cânone artístico chinês
26 Fevereiro 2019, 16:00 • Luís Urbano Afonso
Definir o cânone artístico chinês nos séculos XVI e XVII e a sua articulação com o confucianismo. Identificar as principais fontes literárias de sustentação desse cânone ao nível da historiografia da arte chinesa. Relacionar esse cânone com as particularidades do colecionismo na Ásia Oriental confuciana.