Iconologia comparada - Warburg e o Atlas Mnemosyne
9 Março 2018, 10:00 • Luís Urbano Afonso
Aby Warburg
(1866-1929) e a apologia da análise integrada das imagens numa
perspetiva diacrónica e
interdisciplinar (política, cultura, ciência, magia, literatura). Os
objetivos e as caraterísticas do projeto Atlas Mnemosyne, verdadeiro
laboratório de imagens. O atlas como um arquivo visual das Pathosformeln
(fórmulas de pathos, i.e., “fórmulas emotivas” - poder expressivo que
certas fórmulas ou modelos figurativos
tradicionais têm para exprimir sentimentos humanos básicos) e a sua
articulação com o conceito
de engrama. O atlas como análise do processo histórico da criação
artística do Renascimento, na sua articulação com a Antiguidade
(Nachleben der Antike - i.e., o conceito de herança / sobrevivência ou
“vida póstuma” das imagens da Antiguidade) e como expressão da dialética
racional/irracional (Apolo-Dioniso). O atlas e a análise dos processos
de migração e circulação das imagens no tempo e no espaço.