Sumários

História de Angola

18 Abril 2018, 12:00 Ana Paula Ribeiro Tavares

Abolição. Fundamentos teóricos e religiosos. A lenta transformação do escravo em “indígena”. A ideia de África e dos africanos na teoria, na história e na ciência. Cronologia da abolição e seu impacto no território. Subida do preço e do número dos escravos. A resistência à escravidão. O quilombo. Novos estatutos jurídicos do trabalho. Estatuto Jurídico dos Libertos. A “proibição do Tráfico de escravos”

Bibliografia: Heintze, Beatriz, Asilo ameaçado, Luanda, Ministério da Cultura, 1998; Freudenthal, Aida, Os Quilombos Em Angola no século XIX, Luanda, Ministério da Cultura, 1998


História de Angola

13 Abril 2018, 12:00 Ana Paula Ribeiro Tavares

O mundo Atlântico: o espaço como espaço colectivo: circulação de interesses, mercadorias, pessoas e ideias. O papel dos agentes africanos na formação de diferentes  comunidades. O papel das mulheres (escravas e traficantes). Tráfico e criação de novas identidades. O lado africano da história.


História de Angola

11 Abril 2018, 12:00 Ana Paula Ribeiro Tavares

Escravatura. A importância dos números. O Atlântico Negro. A questão da escravidão doméstica. A questão dos prisioneiros de guerra em várias partes do continente Africano. Portos escravistas na costa de Angola. A importância de Luanda e de Benguela. O território no interior e as relações entre capitães- mores, comerciantes e autoridades africanas. A questão da vassalagem. Legalidade e escravidão. Fronteiras políticas entre os diferentes poderes.

Bibliografia: Curtin, Philip, The Atlantic Slave Trade: A census, Universidade de Winsconsin Press, 1972; Miller, Joseph, The way of Death, Merchant Capitalism and Angolan Slave Trade, University of Wisconsin press, 1988; Ferreira, Roquinaldo, Dos Sertões ao Atlântico, Luanda, Kilombelombe, 2012.

                Visualização do Atlas of the Transatlantic Slave Trade.


História de Angola

6 Abril 2018, 12:00 Ana Paula Ribeiro Tavares

Escravidão e formas de dependência nas estruturas sociais africanas. A especificidade do complexo do tráfico atlântico de escravos: dimensão, volume, duração, violência.As grandes linhas do debate historiográfico. Os efeitos do tráfico atlântico nas sociedades africanas. Formas de resistência.

Bibliografia: Joseph Miller, Way of Death, Oxford University Press, 1991. 


História de Angola

4 Abril 2018, 12:00 Ana Paula Ribeiro Tavares

Kwanza

O título ngola e a constituição do espaço Ndongo. Estruturas sociais: Kabasa. A constituição da colónia de Luanda e seus impactos na estabilidade da formação Ndongo. Os efeitos disruptivos do tráfico de escravos e a difusão da instituição kilombo. Os grupos mbangala e a alteração da paisagem político e dos equilíbrios estratégicos. A emergência e afirmação da liderança de Njinga Mbande: entre a guerra e a diplomacia.A destruição do Ndongo e a reconfiguração do espaço mbundu.

Bibliografia: Beatrix Heintze, Angola nos séculos XVI e XVII. Estudos sobre fontes, métodos e história, Luanda, Kilombelombe, 2007.