Sumários
Apresentação
4 Outubro 2021, 14:00 • Rogério Paulo Nunes Ferreira de Sousa
Apresentação da disciplina, programa e docente.
Breve introdução às civilização do Oriente Antigo.Marcação de testes:
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
4 Outubro 2021, 12:30 • Maria de Fátima Castanheira da Silva Rosa
APRESENTAÇÃO GERAL DA UNIDADE CURRICULAR: PROGRAMA, BIBLIOGRAFIA E AVALIAÇÃO.
Objectivos da disciplina:
- entender a importância do legado das civilizações pré-clássicas para a cultura e a religião das civilizações posteriores;
- definir as balizas espácio-temporais das civilizações pré-clássicas, correlacioná-las e analisá-las numa perspectiva diacrónica e sincrónica;
- conhecer os principais debates e concepções historiográficas referentes aos tópicos estudados e analisados em aula;
- identificar em traços gerais os contextos sociopolíticos e os referentes teológicos das culturas estudadas;
- adquirir ferramentas que permitam a leitura, a análise e a interpretação de uma fonte história (textual, iconográfica ou material);
- desenvolver capacidades de exposição oral e escrita.
Programa:
- 1. Enquadramento histórico e geográfico das civilizações pré-clássicas:
- 1.1. Caracterização geográfica e quadros cronológicos sincrónicos;
- 1.2. As fontes internas e externas;
- 1.3. A redescoberta arqueológica e filológica.
- 2. A civilização mesopotâmica:
- 2.1. A importância dos rios, a economia e as fronteiras naturais;
- 2.2. As culturas do neolítico e do calcolítico;
- 2.3. O período de Uruk e a emergência do urbanismo;
- 2.4. Akkad, a lógica supra-urbana e imperial, e a dinastia de Ur III;
- 2.5. O período paleo-babilónico e a organização da sociedade;
- 2.6. Os cassitas e a constituição da Assíria;
- 2.7. O Iº milénio a.C. e os grandes impérios.
- 3. Os povos indo-europeus:
- 3.1. As disputas hegemónicas durante o IIº milénio a.C.;
- 3.2. O império Hitita entre a Mesopotâmia e o Egipto.
- 4. A civilização egípcia:
- 4.1. O Nilo como eixo estruturante da civilização;
- 4.2. A unificação do Egipto e a formação do estado faraónico;
- 4.3. Do Império Antigo ao primeiro Período Intermediário;
- 4.4. Do Império Médio ao segundo Período Intermediário;
- 4.5. O Império Novo e a ideologia real das XVIII e XIX dinastias;
- 4.6. A religião e a política imperialista egípcia.
- 4.7. O terceiro Período Intermediário e a dinastia saíta.
- 5. A região da Palestina:
- 5.1. A geografia da região siro-palestinense e as suas condicionantes;
- 5.2. A instalação dos hebreus em Canaã e a experiência monárquica;
- 5.3. O aprofundamento do pensamento sobre um deus único;
- 5.4. Israel e as relações internacionais.
Métodos de avaliação:
Dois elementos de avaliação escritos: uma frequência e um ensaio crítico. A nota final da unidade curricular corresponde à média dos dois elementos, sendo que cada um detém o peso de 50%.
Datas:
Frequência: 17 de Dezembro de 2021
Entrega do ensaio: 10 de Dezembro de 2021
Normas para o ensaio:
O trabalho consiste na elaboração de um ensaio individual, com o máximo de 5 páginas (excluindo bibliografia), onde deve ser apresentada uma reflexão sobre um dos arqueossítios (mesopotâmicos ou egípcio) indicados e que foram escavados na segunda metade do século XIX e/ou na primeira metade do século XX. Deve ser realizada uma investigação cuidada sobre estes arqueossítios. A análise deve conter os seguintes tópicos de forma desenvolvida e suportada em bibliografia especializada:
- Caracterização do contexto das escavações;
- Apresentação do principal espólio exumado;
- Avaliação da importância deste espólio para o conhecimento da Mesopotâmia ou Egipto.
Arqueossítios (escolher um para cada ensaio):
- Ur (Sul Mesopotâmia): http://www.ur-online.org/about/ur-online-project
- Nimrud (Norte Mesopotâmia): http://oracc.museum.upenn.edu/nimrud/
- Amarna (Egipto): https://www.amarnaproject.com/
A formatação deve seguir a norma: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5; tamanho 10 e espaçamento simples para as notas de rodapé. A bibliografia e os anexos não contam para o limite de páginas.
O trabalho deve ser, obrigatoriamente, entregue em papel (em aula ou no Departamento de História), até ao dia 10 de Dezembro de 2021, e enviado igualmente por email.
email para marcação de reuniões de esclarecimento e preparação do trabalho: mfcr@edu.ulisboa.pt
Indicações bibliográficas iniciais:
Obra síntese:
Sanmartín, Joaquín e Serrano, José Miguel (2006). Historia Antigua del Proximo Oriente. Madrid: Akkal.
Indicações bibliográficas gerais:
- Araújo, L. M. (dir.). 2001. Dicionário do Antigo Egipto. Lisboa: Caminho.
- Assmann, J. 1996. The Mind of Egypt. Cambridge-Massachusetts-London: Harvard University Press.
- Bottéro, J. 1987. Mésopotamie, L'écriture, la raison et les dieux. Paris: Éditions Gallimard.
- Brisch, N. (ed.) 2008. Religion and Power. Divine Kingship in Ancient World and Beyond. Chicago: The Oriental Institute of the University of Chicago.
- Carreira, J.N. 1985. Estudos de Cultura Pré-Clássica. Lisboa: ed. Presença.
- Dalley, S. 1989. Myths from Mesopotamia. Creation, the Flood, Gilgamesh, and Others, Oxford: Oxford University Press.
- Davies, P. R. 1995. In search of Ancient Israel. Sheffield: Sheffield Academic Press.
- Husson, G. e Valbelle, D. 1992. L’état et les institutions en Égypte. Paris: Armand Colin.
- Kuhrt, A. 1995. The Ancient Near East, C. 3000-330 BC. London: Routledge.
- Lemaire, A. 2003. Naissance du monothéisme. Point de vue d’un historien. Éditions Bayard.
- Liverani, M. 2003. Relaciones internacionales en el Próximo Oriente antiguo, 1600-1100 a.C. Barcelona, Ediciones Bellaterra.
- Lopes, M. H. T. 1989. O Homem Egípcio e sua integração no Cosmos. Lisboa: Ed. Teorema.
- Margueron, J.-C. 1991. Les Mesopotamiens. Paris: Armand Colin.
- Montero Fenollós, J.L. 2012. Breve Historia de Babilonia. Madrid: Ediciones Nowtilus.
- Pollock, S. 1999. Ancient Mesopotamia. Cambridge: Cambridge University Press.
- Sanmartín, J. e Serrano, J. 2006. Historia Antigua del Próximo Oriente: Mesopotamia y Egipto. Madrid: Ediciones Akkal.
- Sales, J. C. 1997. A Ideologia Real Acádica e Egípcia. Representações do poder político pré-clássico. Lisboa: Editorial Estampa.
- Sanmartín, J. 1998. Códigos legales de tradícion babilónica. Barcelona: Edicions de la Universtitat de Barcelona.
- Silverman, D. P. 1999. Ancient Egypt. Cairo: The American University in Cairo Press.
- Tavares. A.A. 1995. Civilizações Pré-Clássicas. Lisboa: Universidade Aberta.
- Vernus, P. e Yoyotte. 1988. Les Pharaons. Solar.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
4 Outubro 2021, 09:30 • Maria de Fátima Castanheira da Silva Rosa
APRESENTAÇÃO GERAL DA UNIDADE CURRICULAR: PROGRAMA, BIBLIOGRAFIA E AVALIAÇÃO.
Objectivos da disciplina:
- entender a importância do legado das civilizações pré-clássicas para a cultura e a religião das civilizações posteriores;
- definir as balizas espácio-temporais das civilizações pré-clássicas, correlacioná-las e analisá-las numa perspectiva diacrónica e sincrónica;
- conhecer os principais debates e concepções historiográficas referentes aos tópicos estudados e analisados em aula;
- identificar em traços gerais os contextos sociopolíticos e os referentes teológicos das culturas estudadas;
- adquirir ferramentas que permitam a leitura, a análise e a interpretação de uma fonte história (textual, iconográfica ou material);
- desenvolver capacidades de exposição oral e escrita.
Programa:
- 1. Enquadramento histórico e geográfico das civilizações pré-clássicas:
- 1.1. Caracterização geográfica e quadros cronológicos sincrónicos;
- 1.2. As fontes internas e externas;
- 1.3. A redescoberta arqueológica e filológica.
- 2. A civilização mesopotâmica:
- 2.1. A importância dos rios, a economia e as fronteiras naturais;
- 2.2. As culturas do neolítico e do calcolítico;
- 2.3. O período de Uruk e a emergência do urbanismo;
- 2.4. Akkad, a lógica supra-urbana e imperial, e a dinastia de Ur III;
- 2.5. O período paleo-babilónico e a organização da sociedade;
- 2.6. Os cassitas e a constituição da Assíria;
- 2.7. O Iº milénio a.C. e os grandes impérios.
- 3. Os povos indo-europeus:
- 3.1. As disputas hegemónicas durante o IIº milénio a.C.;
- 3.2. O império Hitita entre a Mesopotâmia e o Egipto.
- 4. A civilização egípcia:
- 4.1. O Nilo como eixo estruturante da civilização;
- 4.2. A unificação do Egipto e a formação do estado faraónico;
- 4.3. Do Império Antigo ao primeiro Período Intermediário;
- 4.4. Do Império Médio ao segundo Período Intermediário;
- 4.5. O Império Novo e a ideologia real das XVIII e XIX dinastias;
- 4.6. A religião e a política imperialista egípcia.
- 4.7. O terceiro Período Intermediário e a dinastia saíta.
- 5. A região da Palestina:
- 5.1. A geografia da região siro-palestinense e as suas condicionantes;
- 5.2. A instalação dos hebreus em Canaã e a experiência monárquica;
- 5.3. O aprofundamento do pensamento sobre um deus único;
- 5.4. Israel e as relações internacionais.
Métodos de avaliação:
Dois elementos de avaliação escritos: uma frequência e um ensaio crítico. A nota final da unidade curricular corresponde à média dos dois elementos, sendo que cada um detém o peso de 50%.
Datas:
Frequência: 17 de Dezembro de 2021
Entrega do ensaio: 10 de Dezembro de 2021
Normas para o ensaio:
O trabalho consiste na elaboração de um ensaio individual, com o máximo de 5 páginas (excluindo bibliografia), onde deve ser apresentada uma reflexão sobre um dos arqueossítios (mesopotâmicos ou egípcio) indicados e que foram escavados na segunda metade do século XIX e/ou na primeira metade do século XX. Deve ser realizada uma investigação cuidada sobre estes arqueossítios. A análise deve conter os seguintes tópicos de forma desenvolvida e suportada em bibliografia especializada:
- Caracterização do contexto das escavações;
- Apresentação do principal espólio exumado;
- Avaliação da importância deste espólio para o conhecimento da Mesopotâmia ou Egipto.
Arqueossítios (escolher um para cada ensaio):
- Ur (Sul Mesopotâmia): http://www.ur-online.org/about/ur-online-project
- Nimrud (Norte Mesopotâmia): http://oracc.museum.upenn.edu/nimrud/
- Amarna (Egipto): https://www.amarnaproject.com/
A formatação deve seguir a norma: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5; tamanho 10 e espaçamento simples para as notas de rodapé. A bibliografia e os anexos não contam para o limite de páginas.
O trabalho deve ser, obrigatoriamente, entregue em papel (em aula ou no Departamento de História), até ao dia 10 de Dezembro de 2021, e enviado igualmente por email.
email para marcação de reuniões de esclarecimento e preparação do trabalho: mfcr@edu.ulisboa.pt
Indicações bibliográficas iniciais:
Obra síntese:
Sanmartín, Joaquín e Serrano, José Miguel (2006). Historia Antigua del Proximo Oriente. Madrid: Akkal.
Indicações bibliográficas gerais:
- Araújo, L. M. (dir.). 2001. Dicionário do Antigo Egipto. Lisboa: Caminho.
- Assmann, J. 1996. The Mind of Egypt. Cambridge-Massachusetts-London: Harvard University Press.
- Bottéro, J. 1987. Mésopotamie, L'écriture, la raison et les dieux. Paris: Éditions Gallimard.
- Brisch, N. (ed.) 2008. Religion and Power. Divine Kingship in Ancient World and Beyond. Chicago: The Oriental Institute of the University of Chicago.
- Carreira, J.N. 1985. Estudos de Cultura Pré-Clássica. Lisboa: ed. Presença.
- Dalley, S. 1989. Myths from Mesopotamia. Creation, the Flood, Gilgamesh, and Others, Oxford: Oxford University Press.
- Davies, P. R. 1995. In search of Ancient Israel. Sheffield: Sheffield Academic Press.
- Husson, G. e Valbelle, D. 1992. L’état et les institutions en Égypte. Paris: Armand Colin.
- Kuhrt, A. 1995. The Ancient Near East, C. 3000-330 BC. London: Routledge.
- Lemaire, A. 2003. Naissance du monothéisme. Point de vue d’un historien. Éditions Bayard.
- Liverani, M. 2003. Relaciones internacionales en el Próximo Oriente antiguo, 1600-1100 a.C. Barcelona, Ediciones Bellaterra.
- Lopes, M. H. T. 1989. O Homem Egípcio e sua integração no Cosmos. Lisboa: Ed. Teorema.
- Margueron, J.-C. 1991. Les Mesopotamiens. Paris: Armand Colin.
- Montero Fenollós, J.L. 2012. Breve Historia de Babilonia. Madrid: Ediciones Nowtilus.
- Pollock, S. 1999. Ancient Mesopotamia. Cambridge: Cambridge University Press.
- Sanmartín, J. e Serrano, J. 2006. Historia Antigua del Próximo Oriente: Mesopotamia y Egipto. Madrid: Ediciones Akkal.
- Sales, J. C. 1997. A Ideologia Real Acádica e Egípcia. Representações do poder político pré-clássico. Lisboa: Editorial Estampa.
- Sanmartín, J. 1998. Códigos legales de tradícion babilónica. Barcelona: Edicions de la Universtitat de Barcelona.
- Silverman, D. P. 1999. Ancient Egypt. Cairo: The American University in Cairo Press.
- Tavares. A.A. 1995. Civilizações Pré-Clássicas. Lisboa: Universidade Aberta.
- Vernus, P. e Yoyotte. 1988. Les Pharaons. Solar.