Apresentação dos Conteúdos Programáticos

4 Outubro 2021, 12:30 Maria de Fátima Castanheira da Silva Rosa

APRESENTAÇÃO GERAL DA UNIDADE CURRICULAR: PROGRAMA, BIBLIOGRAFIA E AVALIAÇÃO.


Objectivos da disciplina:

  • entender a importância do legado das civilizações pré-clássicas para a cultura e a religião das civilizações posteriores;
  • definir as balizas espácio-temporais das civilizações pré-clássicas, correlacioná-las e analisá-las numa perspectiva diacrónica e sincrónica;
  • conhecer os principais debates e concepções historiográficas referentes aos tópicos estudados e analisados em aula;
  • identificar em traços gerais os contextos sociopolíticos e os referentes teológicos das culturas estudadas;
  • adquirir ferramentas que permitam a leitura, a análise e a interpretação de uma fonte história (textual, iconográfica ou material);
  • desenvolver capacidades de exposição oral e escrita.

Programa:

  • 1. Enquadramento histórico e geográfico das civilizações pré-clássicas:
    • 1.1. Caracterização geográfica e quadros cronológicos sincrónicos;
    • 1.2. As fontes internas e externas;
    • 1.3. A redescoberta arqueológica e filológica.
  • 2. A civilização mesopotâmica:
    • 2.1. A importância dos rios, a economia e as fronteiras naturais;
    • 2.2. As culturas do neolítico e do calcolítico;
    • 2.3. O período de Uruk e a emergência do urbanismo;
    • 2.4. Akkad, a lógica supra-urbana e imperial, e a dinastia de Ur III;
    • 2.5. O período paleo-babilónico e a organização da sociedade;
    • 2.6. Os cassitas e a constituição da Assíria;
    • 2.7. O Iº milénio a.C. e os grandes impérios.
  • 3. Os povos indo-europeus:
    • 3.1. As disputas hegemónicas durante o IIº milénio a.C.;
    • 3.2. O império Hitita entre a Mesopotâmia e o Egipto. 
  • 4. A civilização egípcia:
    • 4.1. O Nilo como eixo estruturante da civilização;
    • 4.2. A unificação do Egipto e a formação do estado faraónico;
    • 4.3. Do Império Antigo ao primeiro Período Intermediário;
    • 4.4. Do Império Médio ao segundo Período Intermediário;
    • 4.5. O Império Novo e a ideologia real das XVIII e XIX dinastias;
    • 4.6. A religião e a política imperialista egípcia.
    • 4.7. O terceiro Período Intermediário e a dinastia saíta.
  • 5. A região da Palestina:
    • 5.1. A geografia da região siro-palestinense e as suas condicionantes;
    • 5.2. A instalação dos hebreus em Canaã e a experiência monárquica;        
    • 5.3. O aprofundamento do pensamento sobre um deus único;
    • 5.4. Israel e as relações internacionais.

 

Métodos de avaliação:

Dois elementos de avaliação escritos: uma frequência e um ensaio crítico. A nota final da unidade curricular corresponde à média dos dois elementos, sendo que cada um detém o peso de 50%.

 

Datas:

Frequência17 de Dezembro de 2021

Entrega do ensaio10 de Dezembro de 2021

 

Normas para o ensaio:

O trabalho consiste na elaboração de um ensaio individual, com o máximo de 5 páginas (excluindo bibliografia), onde deve ser apresentada uma reflexão sobre um dos arqueossítios (mesopotâmicos ou egípcio) indicados e que foram escavados na segunda metade do século XIX e/ou na primeira metade do século XX. Deve ser realizada uma investigação cuidada sobre estes arqueossítios. A análise deve conter os seguintes tópicos de forma desenvolvida e suportada em bibliografia especializada:

  • Caracterização do contexto das escavações;
  • Apresentação do principal espólio exumado;
  • Avaliação da importância deste espólio para o conhecimento da Mesopotâmia ou Egipto.

Arqueossítios (escolher um para cada ensaio):

 

A formatação deve seguir a norma: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5; tamanho 10 e espaçamento simples para as notas de rodapé. A bibliografia e os anexos não contam para o limite de páginas.

O trabalho deve ser, obrigatoriamente, entregue em papel (em aula ou no Departamento de História), até ao dia 10 de Dezembro de 2021, e enviado igualmente por email.

 

email para marcação de reuniões de esclarecimento e preparação do trabalho: mfcr@edu.ulisboa.pt


Indicações bibliográficas iniciais:

Obra síntese:

Sanmartín, Joaquín e Serrano, José Miguel (2006). Historia Antigua del Proximo Oriente. Madrid: Akkal.


Indicações bibliográficas gerais:

  • Araújo, L. M. (dir.). 2001. Dicionário do Antigo Egipto. Lisboa: Caminho.
  • Assmann, J. 1996. The Mind of Egypt. Cambridge-Massachusetts-London: Harvard University Press.
  • Bottéro, J. 1987. Mésopotamie, L'écriture, la raison et les dieuxParis: Éditions Gallimard.
  • Brisch, N. (ed.) 2008. Religion and Power. Divine Kingship in Ancient World and Beyond. Chicago: The Oriental Institute of the University of Chicago.
  • Carreira, J.N. 1985. Estudos de Cultura Pré-Clássica. Lisboa: ed. Presença.
  • Dalley, S. 1989. Myths from Mesopotamia. Creation, the Flood, Gilgamesh, and Others, Oxford: Oxford University Press.
  • Davies, P. R.  1995. In search of Ancient Israel. Sheffield: Sheffield Academic Press.
  • Husson, G. e Valbelle, D. 1992. L’état et les institutions en Égypte. Paris: Armand Colin.
  • Kuhrt, A. 1995. The Ancient Near East, C. 3000-330 BCLondon: Routledge.
  • Lemaire, A. 2003. Naissance du monothéisme. Point de vue d’un historien. Éditions Bayard.
  • Liverani, M. 2003. Relaciones internacionales en el Próximo Oriente antiguo, 1600-1100 a.C. Barcelona, Ediciones Bellaterra.
  • Lopes, M. H. T. 1989. O Homem Egípcio e sua integração no Cosmos. Lisboa: Ed. Teorema.
  • Margueron, J.-C. 1991. Les Mesopotamiens. Paris: Armand Colin.
  • Montero Fenollós, J.L. 2012. Breve Historia de Babilonia. Madrid: Ediciones Nowtilus.
  • Pollock, S. 1999. Ancient Mesopotamia. Cambridge: Cambridge University Press.
  • Sanmartín, J. e Serrano, J. 2006. Historia Antigua del Próximo Oriente: Mesopotamia y Egipto. Madrid: Ediciones Akkal.
  • Sales, J. C. 1997. A Ideologia Real Acádica e Egípcia. Representações do poder político pré-clássico. Lisboa: Editorial Estampa.
  • Sanmartín, J. 1998. Códigos legales de tradícion babilónica. Barcelona: Edicions de la Universtitat de Barcelona.
  • Silverman, D. P. 1999. Ancient Egypt. Cairo: The American University in Cairo Press.
  • Tavares. A.A. 1995. Civilizações Pré-Clássicas. Lisboa: Universidade Aberta.
  • Vernus, P. e Yoyotte. 1988. Les Pharaons. Solar.