Sumários

comércio trans-saariano, continuação

8 Outubro 2015, 10:00 Carlos Almeida


continuação do trabalho iniciado na aula anterior em torno do complexo do comércio trans-sahariano, a partir do capítulo da obra de Ralph A. Austen, Trans-Saharan Africa in World History; dinâmicas de emergência e aglutinação do poder político; impacto do tráfico atlântico nos circuitos do comércio trans-saariano.


utilização dos capítulos pertinentes da obra de Elikia M'Bokolo, África Negra. História e Civilizações, Vol. I, e da História Geral de África dda UNESCO, vol. IV e V.



comércio trans-saariano

6 Outubro 2015, 10:00 Carlos Almeida


comércio trans-saariano: redes comerciais regionais e articulação com os mercados mundiais.

análise e debate do capítulo dois da obra de Ralph A. Austen, Trans-Saharan Africa in World History apresentado na aula anterior.


economia e sociedades

1 Outubro 2015, 10:00 Carlos Almeida


Diversidade ecológica, práticas económicas e sistemas sociais; agricultura, caça, pesca, pastorícia e recolecção; produção e comércio; as economias africanas face ao comércio atlântico; o debate em torno dos conceitos de economia de subsistência.   

Análise de excertos do relato da primeira viagem de Vasco da Gama, e da obra do padre Giovanni Antonio Cavazzi da Montecuccolo, Descrição Histórica dos Três Reinos, Congo Matamba e Angola.

Apresentação para análise na aula seguinte do capítulo dois da obra de Ralph A. Austen, Trans-Saharan Africa in World History.



Periodização da História de África

29 Setembro 2015, 10:00 Carlos Almeida

O desafio de pensar uma periodização da história de África a partir das dinâmicas endógenas das sociedades africanas. Apresentação e debate em torno de um texto de Catherine Coquery-Vidrovitch, "De la périodisation en Histoire Africaine. Peut-on l'envisager? À quoi sert-elle", in Afrique & histoire,
2004/1 vol. 2, pp. 31 à 65.


Apresentação do programa da cadeira

24 Setembro 2015, 10:00 Carlos Almeida

Continuação da apresentação das linhas gerais do programa. Problemas e desafios na construção de uma história de África a partir do ponto de vista  das sociedades africanas.
Apresentação para trabalho na próxima aula do texto de Catherine Coquery-Vidrovitch, "De la périodisation en Histoire Africaine. Peut-on l'envisager? À quoi sert-elle", in Afrique & histoire, 2004/1 vol. 2, pp. 31 à 65.